O empate deste domingo diante do Brusque de Santa Catarina deixou o torcedor do Botafogo bastante preocupado, afinal, já são cinco jogos sem vencer no Campeonato Brasileiro da Série B, resultados que levaram o time para a zona de rebaixamento da competição.
O time não tem demonstrado poder de reação quando está perdendo e, quando está ganhando não consegue segurar o resultado. O pantera fracassou nas últimas rodadas contra times que estavam abaixo dele na classificação geral como: Amazonas, CRB e Brusque.
A campanha deste ano na Série B 2024, é pior que a de 2023. Em 16 rodadas da competição no ano passado, o Botafogo tinha 24 pontos e estava na décima colocação com 7 vitórias, 3 empates e 6 derrotas. Com o mesmo número de jogos neste ano, o tricolor somou apenas 18 pontos, está na décima sétima colocação com 4 vitórias, 6 empates e 6 derrotas.
Em 2023, o tricolor encerrou o primeiro turno da Série B com 30 pontos e somou apenas 17 na segunda fase. Foi a gordura de pontos no primeiro turno que salvou o time de um possível rebaixamento.
A preocupação do torcedor não está somente no que acontece dentro das quatro linhas, mas também fora delas. A S/A continua não trazendo bons jogadores para seu elenco, não consegue sequer repor jogadores do mesmo nível que se lesionaram e que voltarão só no final do ano, casos do meia Leandro Maciel e do atacante Robinho.
As contratações que vieram na janela no meio deste ano, seguem os mesmos critérios da S/A desde que ela foi constituída no Botafogo há seis anos, ou seja, quase todas elas foram apostas, jogadores desconhecidos, sem repertório, que não fizeram histórias em clubes anteriores, alguns deles parados e sem clubes. O próprio treinador Paulo Gomes é uma aposta do clube.
A verdade é: se jogadores de bom nível não forem contratados, o torcedor tricolor irá sofrer mais um ano no Campeonato Brasileiro.