Em entrevista coletiva feita nesta quarta-feira (04), Toninho Cecílio, executivo de futebol do Botafogo, anunciou que o time realizou a inscrição do volante Leandro Maciel para a Série B. O jogador sofreu uma ruptura no ligamento cruzado anterior do joelho direito no dia 1º de março, durante uma partida contra o Guarani no Paulistão, e passou por uma cirurgia em 16 de março.
De acordo com o executivo, Leandro Maciel já está realizando atividades no campo e demonstrando boa forma, o que aumenta a possibilidade de seu retorno na reta final da competição. A expectativa é que ele reinicie os treinos em outubro.
“É um jogador muito importante aqui. Teve uma chegada no Botafogo tendo admiração das pessoas, entregando muito em campo, e uma lesão muito precoce nessa vinda ao futebol brasileiro. Ele se cuida muito, está no peso, mesmo com a cirurgia delicada, difícil, mas que o atleta volta zerado, volta bem. Apostamos nele e inscrevemos na competição. Claro que não vou entrar nessa área médica, mas me parece que se tem uma margem, ele vai voltar na margem mais curta, na ponta mais curta da margem. Me parece isso. Então, o retorno está previsto para perto do final da competição, mas nada impede, e aí depende dos médicos, da equipe muito boa, que ele volte faltando dez, cinco rodadas e possa jogar”, comentou.
Cecílio também falou sobre o elenco do time estar fechado após o encerramento da janela de transferências. Mas, que o clube continuará monitorando o mercado para possíveis contratações em caso de lesões ou outros imprevistos com os jogadores.
“A função nossa é muito importante estar considerando, sim, alguma coisa. Não acho que a gente quer e precisa daqui para frente. Não é nossa intenção trazer alguém, não é nosso planejamento, mas podem acontecer imprevistos […] Não posso dizer que não virá, mas acredito que só virá caso tenha algum acontecimento inesperado. Espero que não”, disse.
O executivo avaliou a janela de transferências como positiva, destacando que o Botafogo fez dez novas contratações, a maioria voltadas para o setor ofensivo. Também foram feitas reposições importantes, como a chegada de Raphael Rodrigues para substituir Lucas Dias e Pedro Costa para suprir a ausência de Wallison na lateral-direita, além de improvisar o atacante Negueba na posição.
“Juntando tudo que o Botafogo fez, foi positiva. Claro que algumas contratações como Jeampaul cumpre uma função de jogadores em transição do sub-20. (…) Todas as contratações, tirando o Jeampaul, que foi nessa transição, foram contratações relevantes. O Ronald Camarão foi destaque no clube dele, tem entrado bem, ganha concorrência do Felipinho agora. Trouxemos o Felipinho porque o Luquinha se lesionou. Quase fechamos a custo zero um jogador do Botafogo do Rio, mas ele foi para fora. Existia essa carência ”, explicou Cecílio.
O Botafogo volta a campo contra o Goiás na próxima segunda-feira (09), em casa, às 20h, na 25ª rodada da Série B. Atualmente, o time ocupa a 14ª posição com 27 pontos.