Senado aprova nesta quarta-feira PL que profissionaliza a arbitragem do futebol brasileiro

A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal aprovou nesta quarta-feira (12) o Projeto de Lei 864/2019, que institui o regime de contratação profissional para árbitros e assistentes do futebol nacional. O texto, de autoria do Romário (PL-RJ) e relatado pelo senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB), segue agora para análise na Câmara dos Deputados.

O projeto prevê que os árbitros passem de uma relação de trabalho “por partida” para um vínculo formal com as federações e com a CBF, com salário fixo mensal, férias, 13º proporcionais, capacitação contínua e acesso a direitos trabalhistas. O objetivo declarado é “dar dignidade a quem trabalha dentro de campo e devolver credibilidade ao futebol”, nas palavras de Romário.

Além de consolidar uma profissão, o texto dispõe sobre a regulagem da carga de trabalho, critérios objetivos de avaliação de desempenho e plano de carreira para os árbitros. Também está garantida a liberdade sindical dos profissionais da categoria.

A aprovação no Senado representa uma resposta das lideranças políticas e esportivas à crescente insatisfação com os erros de arbitragem e o uso controverso do VAR no futebol brasileiro. Agora, cabe à Câmara dos Deputados definir o rito final para que o projeto vire lei.

Se sancionada, a lei deverá entrar em vigor já para a temporada de 2026, reforçando que a arbitragem poderá contar com profissionais exclusivamente dedicados ao ofício, com treinamento e remuneração compatíveis à função — o que abre caminho para uma nova era no futebol nacional.

Botafogo conquista certificado FIFA Quality PRO para o gramado do novo centro de treinamento

O Botafogo Futebol SA deu mais um passo importante na consolidação de seu projeto de base. O clube anunciou nesta quinta-feira (6) que o campo oficial do Botafogo Academy, novo centro de treinamento das categorias de base, recebeu o certificado FIFA Quality PRO, o mais alto nível de aprovação da entidade máxima do futebol mundial.

O selo atesta que o gramado sintético está apto para receber competições oficiais, garantindo segurança, conforto e desempenho de alto padrão para os atletas. A certificação foi concedida após rigorosos testes realizados pelo Sports Labs, laboratório credenciado pela FIFA, que avaliou itens como absorção de impacto, planicidade, dimensões, rolagem e quique da bola. Após as análises, o relatório foi encaminhado à FIFA, que confirmou a qualidade do campo.

“O documento emitido pela FIFA reflete o cuidado do Botafogo Futebol SA com cada detalhe do Botafogo Academy, que é o sonho do nosso torcedor. Em breve, todas as obras estarão concluídas”, destacou Adalberto Baptista, presidente do Conselho de Administração da Botafogo Futebol SA.

“Foi uma grande honra participar deste projeto. O torcedor botafoguense agora conta com um gramado sintético que atende a todos os parâmetros exigidos pela FIFA”, afirmou Bruno Santi, diretor de Operações e Projetos da Flex Gramados Sintéticos, empresa responsável pela instalação.

Adquirida no final de 2024, a área do Botafogo Academy conta com 80 mil m² e abrigará, além do campo principal de grama sintética, dois campos menores artificiais e um campo de grama natural, que funcionará como um miniestádio com capacidade para cerca de 3 mil torcedores. O complexo, localizado na Rodovia Cândido Portinari, também contará com alojamentos para 96 atletas, academia e infraestrutura completa para o desenvolvimento de jovens talentos. As obras tiveram início em junho, com serviços de terraplenagem e drenagem.

Com quase 30 anos de experiência, a Flex Gramados Sintéticos é referência nacional em gramados de alta performance. A empresa é responsável por projetos de destaque como os centros de treinamento do Bahia (City Football Group), Barra (TSG Hoffenheim), Coimbra (FC Porto) e CSA, além de instalações nos entornos de grandes estádios como Maracanã, Mineirão e Arena Sicred. A parceria reforça o compromisso do Botafogo em oferecer infraestrutura de excelência para o futuro de sua base.

Jovem Pan é a primeira rádio do Brasil a anunciar cobertura da Copa do Mundo de 2026

A Jovem Pan de São Paulo saiu na frente e se tornou, oficialmente, a primeira rádio brasileira a anunciar cobertura da Copa do Mundo de 2026, que será realizada nos Estados Unidos, Canadá e México. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 12 de novembro, direto da sede da emissora na capital paulista.

Com tradição em grandes transmissões esportivas, a Jovem Pan reforça seu compromisso histórico com os principais eventos do futebol mundial. A rádio, que já marcou gerações com coberturas memoráveis de Copas anteriores, promete uma ampla equipe de repórteres, narradores e comentaristas para acompanhar a trajetória das seleções — especialmente a do Brasil — em busca do hexacampeonato.

A direção esportiva da emissora destacou que a transmissão da Copa de 2026 vai contar com recursos multiplataforma, integrando rádio, YouTube, Panflix e redes sociais, levando conteúdo ao vivo, bastidores e análises exclusivas para milhões de ouvintes e espectadores em todo o país.

A competição será a maior da história, com 48 seleções disputando o título mundial, o que aumenta ainda mais a expectativa em torno da cobertura da Jovem Pan. A emissora também planeja ações especiais de marketing e conteúdos interativos com os torcedores antes e durante o torneio.

Com o anúncio antecipado, a Jovem Pan reafirma sua posição como referência no jornalismo esportivo brasileiro, sendo a primeira a confirmar presença em uma das Copas mais aguardadas dos últimos tempos.

Hebert Badaró renova com o Botafogo‑SP até dezembro de 2027

O zagueiro Hebert Badaró, de 20 anos, acordou a prorrogação de seu vínculo com o Botafogo-SP até dezembro de 2027. Natural de Sertãozinho (SP), ele estava no Tricolor desde janeiro de 2024 e tinha contrato vigente até janeiro de 2026.

Na última temporada, Hebert participou de 31 das 32 partidas da equipe Sub-20, sendo titular em 27 delas e anotando um gol no período. No ano anterior, em 2023, marcou dois gols em 21 jogos pelo time de base.

“Estou muito feliz em renovar o meu contrato com o Botafogo, toda a minha família está. É mais uma etapa da minha vida, da minha formação e vou fazer o meu melhor para ajudar o clube em todas as competições”, declarou Badaró após assinar o novo acordo.

Com esta extensão, o Botafogo-SP reafirma seu compromisso com jovens promissores da base, garantindo continuidade no desenvolvimento de Hebert dentro de um clube profissionalizado.

Vitor Souza da entrevista coletiva e pontua: “Quero…

O goleiro Vitor Souza concedeu entrevista coletiva nesta quinta-feira, (6), e destacou o bom momento que vive com a camisa do Botafogo-SP, além de reforçar o desejo de seguir no clube. O arqueiro, peça fundamental na reação do Pantera na Série B, afirmou estar feliz na cidade e grato pela identificação criada com a torcida e o elenco.

“Estou muito feliz aqui no Botafogo, em Ribeirão Preto, e minha família também está muito feliz. Quero ficar o máximo de tempo que eu puder”, declarou o goleiro, ressaltando o vínculo que criou com o clube desde sua chegada.

Durante a coletiva, Vitor também projetou o confronto decisivo contra o Amazonas, marcado para a próxima segunda-feira (10), às 19h, na Arena Nicnet/Santa Cruz, pela 36ª rodada da Série B. O goleiro classificou a partida como um divisor de águas na temporada, especialmente pela importância do resultado na luta contra o rebaixamento.

“Segunda-feira é uma final, uma decisão. Considero o jogo mais importante do ano para o nosso time. Por isso, precisamos fazer o nosso papel e conquistar os três pontos”, afirmou o camisa 1.

Por Pedro Sampaio

Você sabia? Léo Gamalho pode colocar seu nome na história do Botafogo-SP e do Brasil; Entenda

Com a camisa do Botafogo‑SP, o atacante Léo Gamalho, de 39 anos, deu passo importante rumo ao topo da artilharia histórica do Campeonato Brasileiro Série B ao marcar o gol da vitória por 1 a 0 sobre o Volta Redonda F.C., fora de casa, na 35ª rodada da competição. A noite marcou também a saída do time da zona de rebaixamento.

Recuperado de lesão muscular, Gamalho começou no banco e entrou aos 17 minutos da etapa final. Aos 20, sofreu o pênalti que converteu, anotando seu 89º gol na Série B — agora a apenas três gols do recordista Zé Carlos (92) e quatro gols da inédita marca que o colocaria no topo absoluto da competição.

Além do mérito individual, o tento teve enorme valor para o clube. Com a vitória, o Botafogo-SP chegou a 38 pontos e deixou a zona de rebaixamento, ocupando a 16ª colocação, um ponto à frente do primeiro time na degola. A reta final da Série B exigirá foco total para garantir a permanência e, ao mesmo tempo, buscar o tão almejado topo da artilharia.

Para alcançar a glória histórica, Gamalho terá agora três partidas restantes na temporada: enfrenta o Amazonas FC em casa, depois viaja para pegar o Criciúma EC e encerra a campanha diante do Avaí FC em RibeirãoPreto. Cada uma dessas oportunidades representa chance de escrever seu nome em letras douradas no livro de recordes da Série B.

Aos 39 anos, Gamalho transcende o plano individual. Sua jornada inspira e exemplifica longevidade, competência e faro de gol. Ao mesmo tempo que busca um recorde histórico, ajuda o Botafogo-SP em uma missão crítica: a permanência na Série B. Dois objetivos, uma recompensa — e um nome que pode tornar-se imortal no futebol brasileiro.

Por Pedro Sampaio

Comercial deve anunciar zagueiro Christian Gabriel como novo reforço para 2026

O Comercial está prestes a confirmar mais um reforço para a disputa do Paulistão Série A4 de 2026. Trata-se do zagueiro Christian Gabriel, de 22 anos, que deve ser anunciado oficialmente pelo clube nos próximos dias. O defensor é o segundo zagueiro a chegar nesta janela de contratações, reforçando o sistema defensivo do Leão do Norte.

Revelado no futebol paulista, Christian tem passagens por clubes como Capivariano e Bandeirante de Birigui, além de ter defendido outras equipes do interior ao longo da carreira. O atleta também trabalhou recentemente com o técnico Roberval Davino, fator que pesou na negociação e facilitou o acerto com o Comercial.

Com boa leitura de jogo e presença física, Christian Gabriel chega para fortalecer a defesa alvinegra e aumentar as opções do treinador na formação da equipe. O zagueiro é aguardado em Ribeirão Preto nos próximos dias para iniciar os treinamentos com o elenco.

A expectativa é de que o anúncio oficial ocorra ainda nesta semana, consolidando mais uma etapa do processo de montagem do elenco para a próxima temporada.

Comercial acerta com Vinícius Leonel, campeão mato-grossense pelo Primavera

O Comercial está muito próximo de oficializar a contratação do meia Vinícius Leonel, de 28 anos, que defendeu o Primavera-MT na campanha vitoriosa do Campeonato Mato-Grossense desta temporada. O jogador chega para reforçar o elenco alvinegro na disputa do Paulistão Série A4 de 2026.

Com boa visão de jogo e qualidade no passe, Vinícius se destacou no futebol mato-grossense e despertou o interesse da diretoria comercialina, que busca peças experientes para fortalecer o meio-campo.

Antes de se apresentar ao Leão do Norte, o atleta irá se casar neste fim de semana e, na sequência, se juntará ao elenco no dia 10 de novembro, quando o grupo já estará em plena preparação para a próxima temporada.

A expectativa é que Vinícius Leonel traga ainda mais equilíbrio e contenção contribuindo com a meta do Comercial de brigar pelo acesso em 2026.

Comercial está prestes a anunciar a contratação do jovem atacante Mikael, destaque do ECUS

O Comercial segue reforçando o elenco para a disputa do Paulistão Série A4 de 2026 e deve anunciar oficialmente, nos próximos dias, a contratação do atacante Mikael, de 21 anos, vice-campeão da Bezinha 2025 pelo ECUS de Suzano.

Com 1,70m de altura, Mikael atua pelas beiradas do campo e se destacou pela velocidade e capacidade de drible durante a última temporada, chamando a atenção da diretoria do Bafo, que busca peças jovens e promissoras para o setor ofensivo.

A chegada de Mikael reforça a estratégia do Comercial de mesclar jogadores experientes com talentos em ascensão, apostando na formação de um elenco equilibrado e competitivo. O atleta deve se apresentar nos próximos dias junto ao restante do grupo, que iniciou a preparação para o campeonato nesta semana.

Goleiro Oruê Chacin retorna ao Comercial para a disputa do Paulistão Série A4

De forma exclusiva, a Wsports e a Jovem Pan News Ribeirão Preto 107,5 FM apurou que o Comercial providenciou o retorno do goleiro Oruê Charim, de 22 anos, para a temporada 2026. O atleta, que pertence ao Leão do Norte, estava emprestado ao Tupi-MG, onde disputou o Módulo 2 do Campeonato Mineiro neste ano.

Natural da cidade de El Tigre, Oruê volta a Ribeirão Preto com o objetivo de reforçar o elenco comandado pelo Bafo na Série A4 do Campeonato Paulista. O goleiro é considerado promissor pelo clube e ganhou experiência durante seu período no futebol mineiro.

Com a reapresentação do elenco, Oruê Chacin será integrado ao grupo e deve iniciar os treinamentos visando a preparação para a temporada 2026, em que o Comercial buscará o acesso à Série A3.