Prefeito veta projeto que cancelava multas durante a pandemia em Ribeirão Preto

O prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira (PSDB), tomou a decisão de vetar o projeto de lei complementar 51/2023, que propunha o cancelamento das multas administrativas aplicadas pelo município durante a pandemia da covid-19. A proposta, aprovada pela Câmara Municipal em 26 de outubro, foi vetada com base na alegação de “notória renúncia de receita” pela prefeitura, que destacou a falta de estimativa do impacto orçamentário e financeiro, considerando tal lacuna como inconstitucional.

No veto encaminhado ao Legislativo, a prefeitura também argumentou que o projeto violava o princípio da isonomia, pois negava o benefício a quem já havia quitado os débitos decorrentes do descumprimento das regras da Covid-19 no momento apropriado, enquanto beneficiava indevidamente outros devedores inadimplentes. Agora, o veto será discutido pela Câmara Municipal, que poderá acatá-lo ou promulgar o projeto por conta própria. Se promulgado, o caso pode ser levado à Justiça através de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin).

Ribeirão Preto na COP 28: Evento em Dubai aborda sobre Compromisso Ambiental e Inovação

Ribeirão Preto marcará presença de destaque na COP 28, evento promovido pela ONU, que acontecerá entre 30 de novembro e 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Duarte Nogueira, prefeito da cidade e vice-presidente de Relações com o Congresso Nacional pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), será um dos palestrantes em dois painéis que abordarão estratégias para enfrentar as mudanças climáticas.

No primeiro painel, agendado para 5 de dezembro no pavilhão Brasil, Nogueira discutirá os desafios da transição energética no Sul Global ao lado de especialistas como Rafael Barreto Almada, Renata Isfer e Eduardo Mendonça Sodré Martins. Ele enfatizará as iniciativas sustentáveis de Ribeirão Preto, incluindo eficiência energética, a Parceria Público-Privada (PPP) da Iluminação Pública e a modernização da frota de ônibus urbanos para redução de emissões de carbono.

O segundo painel, no dia 6 de dezembro, terá Nogueira compartilhando as práticas bem-sucedidas do Sistema de Abastecimento de Ribeirão Preto, destacando sua eficiência e resiliência hídrica. Ele abordará os números expressivos da Saerp, como 210.105 mil ligações de água ativas, 2.406 quilômetros de rede e abastecimento por 120 poços 24 horas por dia, com capacidade de reservação de 161.000 m³. O prefeito ressalta o compromisso contínuo da cidade em otimizar o sistema, reduzir perdas e promover iniciativas como o programa de Gestão, Controle e Redução de Perdas, além do projeto “Resiliência Aquífero Guarani” para garantir a segurança hídrica e preservar esse recurso natural vital em escala mundial. Os painéis serão transmitidos ao vivo pelo YouTube do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima e da ApexBrasil.

Paulo Pelaipe indo para o Corinthians?

De acordo com Marília Ruiz, repórter da BandSports, Paulo Pelaipe estaria de saída do Botafogo. A notícia chega um dia depois da contratação de Sérgio Dimas, novo gerente executivo do clube.

Pelaipe está sendo alvo do Corinthians, para fazer parte da nova diretoria de Augusto Melo, presidente eleito no fim de semana. Mesmo não sendo o principal alvo de Augusto, o nome de Pelaipe entra como opção para caso Rodrigo Caetano (Diretor Executivo de Futebol do Atlético MG) dê uma resposta negativa ao Corinthians. Pelaipe ocupa o cargo de Diretor Executivo do Pantera desde janeiro de 2021.

O portal WMais entrou em contato com a assessoria de Pelaipe e do Botafogo, porém, de acordo com a assessoria pessoal do diretor, o rumor não é verdadeiro.

Implantação de asfalto novo chega ao Ipiranga

A cidade de Ribeirão Preto está passando por melhorias significativas em sua infraestrutura viária, com o início dos trabalhos de implantação de asfalto novo em sete vias do bairro Ipiranga. O projeto, integrante do Programa Ribeirão Mobilidade, tem previsão de duração de aproximadamente 30 dias.

Atualmente, as obras concentram-se nas travessas Conquista e Arthur Calor, abrangendo o trecho compreendido entre as Ruas Bahia e a travessa Mossoró. Na última segunda-feira, 27, os moradores da travessa Paterlini, entre as ruas Acre e André Rebouças, já puderam desfrutar do novo revestimento asfáltico.

As intervenções também contemplarão outras importantes vias, como as travessas Virgílio Cologna, Pura Pantozzi e Jamil Jorge, abrangendo trechos estratégicos entre diferentes ruas. Este é mais um passo do município para aprimorar a mobilidade urbana, somando-se aos esforços contínuos da Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria de Obras Públicas, que desde 2017 já recuperou mais de 1600 vias em 120 bairros, totalizando 58% das localidades da cidade. O prefeito Duarte Nogueira destacou a meta ambiciosa de alcançar até 1 mil km de vias recuperadas até o final do próximo ano. Além disso, até 2024, o serviço de recapeamento está planejado para abranger cerca de 70 trechos em diversos bairros, proporcionando melhorias substanciais no asfalto de regiões como Alto do Ipiranga, Jardim Piratininga, Jardim Presidente Dutra, entre outros.

Brasil gera mais de 190 mil empregos com carteira assinada no mês de outubro

Em outubro, o Brasil registrou a criação de 190.366 novos empregos com carteira assinada, somando um saldo positivo de 1.784.695 vagas ao longo do ano em quatro dos cinco setores econômicos analisados, com exceção da Agricultura, que apresentou saldo negativo. Os dados foram divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta terça-feira (28), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O setor de Serviços liderou a geração de empregos em outubro, contribuindo com 109.939 novas vagas, seguido pelo setor de Comércio, que gerou 49.647 empregos. A Indústria também teve desempenho positivo, com um saldo de 20.954 novos postos de trabalho, destacando-se em segmentos como fabricação de açúcar em bruto e fabricação de móveis. Já a Construção Civil apresentou um saldo positivo de 11.480 empregos.

No entanto, o setor da Agropecuária foi o único a registrar saldo negativo, com 1.656 empregos perdidos em outubro, influenciado por fatores como a desmobilização do café e a diminuição na produção de alguns cultivos. São Paulo liderou os estados com o maior saldo de empregos formais, concentrando-se principalmente nos setores de serviços.

No acumulado de 2023, São Paulo também se destaca como o estado com o maior número de novos postos de trabalho, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro. O setor de Serviços foi o principal impulsionador do emprego formal, gerando mais de 54% do saldo total no ano. O Caged observou um saldo positivo tanto para mulheres quanto para homens em outubro, destacando a diversidade nas contratações, com vagas destinadas a diversos grupos populacionais.

*Com informações de Agência Brasil

Jornal espanhol chama Igor Paixão de ‘descendente de escravos’

Antes do confronto entre Atlético de Madrid e Feyenoord, pela quinta rodada da fase de grupos da Champions League, o jornal espanhol “As” causou polêmica ao apresentar o atacante brasileiro Igor Paixão como “descendente de escravos”. A matéria, que inicialmente contava a história do jovem jogador, gerou intensas críticas nas redes sociais devido ao teor racista do título.

Igor Paixão, de 23 anos, tem origens quilombolas, pertencendo a um grupo étnico-racial formado por descendentes de escravos fugitivos durante o período da escravidão. Após a repercussão negativa e manifestações de torcedores espanhóis e brasileiros, o jornal “As” prontamente excluiu a publicação nas redes sociais e revisou o conteúdo da matéria.

O incidente reacende debates sobre racismo na Espanha, que já enfrentou recentemente críticas devido a ataques ao jogador Vinícius Júnior, do Real Madrid. Enquanto isso, Igor Paixão, que está em sua segunda temporada no Feyenoord, da Holanda, continua a trilhar sua carreira no futebol internacional, após se destacar nas categorias de base do Coritiba e ser vendido por 8 milhões de euros durante sua passagem pelo clube paranaense.

Operação Clepto Car espera diminuir furto de carros populares em Ribeirão Preto

Nesta terça-feira (28), a Polícia Civil deflagrou a 1ª fase da Operação Clepto Car, visando desarticular uma quadrilha especializada em furtos de carros populares na cidade de Ribeirão Preto.

A Delegacia de Investigações Gerais (DIG) conduziu a ação, cumprindo dois mandados de busca e detendo dois suspeitos para prestar esclarecimentos. Ambos, já conhecidos do sistema policial por envolvimento em casos de roubo e furto, são apontados como membros ativos de uma organização criminosa investigada por sua participação nesse tipo de delito. A polícia busca informações sobre outros dois suspeitos que, segundo o delegado Targino Osório, atuam em dupla.

A investigação teve início após o registro de dois furtos de carros populares nos bairros Ipiranga e Jardim Paulista, nas zonas Norte e Leste da cidade. Um dos veículos foi recuperado, enquanto o paradeiro do outro ainda é desconhecido.

As peças provenientes de carros populares têm sido alvo de grande demanda no mercado ilegal, o que amplia a importância da ação policial. “Agora, o objetivo é localizar o desmanche para onde o veículo foi levado e identificar o responsável, para que possamos responsabilizá-lo também”, destacou o delegado encarregado da operação.