Famoso locutor de TV passa mal durante transmissão de Palmeiras e Santos na final do Paulistão

 O narrador Silvio Luiz foi internado após passar mal durante a transmissão de Palmeiras x Santos pela final do Campeonato Paulista no domingo, vencida pelo time alviverde. A informação foi dada pelo colega de profissão Cléber Machado enquanto ele narrava, no SBT, Real Madrid x Manchester City pelas quartas de final da Liga dos Campeões.

“Esse ‘olho no lance’ é um abraço e beijo carinhoso para Silvio Luiz, que teve um problema de saúde e está internado em um hospital. Logo ele vai se recuperar para a gente ficar brincando ‘pelas barbas do profeta’”, disse Cléber na transmissão do jogo europeu, referindo-se a dois dos bordões mais famosos do experiente narrador.
QUASE 90 ANOS

Silvio Luiz tem 89 anos e integrou a equipe de transmissão digital dos jogos do Paulistão para o R7, da Record. No domingo, o locutor esteve ao lado dos humoristas Bola e Carioca para a final do torneio e chegou a narrar o gol de Aníbal Moreno, o segundo do Palmeiras. Pouco depois, os comentaristas avisaram a produção da live que Silvio Luiz não se sentia bem.

A equipe congelou a imagem para atender à preocupação, e a dupla chegou a dizer que o narrador ia “tomar um arzinho”, descansar e voltaria depois. Quando a transmissão retornou com as imagens ao vivo, Silvio Luiz já não estava mais no estúdio, e Bola e Carioca comandaram o fim do jogo.

Silvio Luiz é um dos narradores mais famosos do Brasil e faz história com bordões como “olho no lance”pelo amor dos meus filhinhos” e “pelas barbas do profeta”. O locutor já passou pelas emissoras SBT, Band, RedeTV! e Record.

Receita alerta para golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda

O contribuinte deve ficar atento no período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física. Criminosos estão aproveitando o momento para dar golpes por meio de falsos aplicativos.

O Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov) identificou a atividade de fraudadores e emitiu um alerta. Estelionatários induzem o contribuinte a baixar e a instalar aplicativos falsos de preenchimento da declaração nas lojas para dispositivos móveis, como Google Play Store e App Store.

Segundo a Receita Federal, os aplicativos são muito parecidos com o original da Receita, inclusive reproduzindo a logomarca. Quem usa a versão dos golpistas acaba tendo os dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.

Para evitar cair em um desses golpes, a Receita Federal recomenda que o cidadão baixe somente o aplicativo disponível no site oficial do Imposto de Renda, na internet. Quem quiser preencher a declaração por dispositivos móveis deve baixar o aplicativo oficial, disponível neste link para Android e neste para o sistema iOS.

A Receita também reforça que não envia informações por e-mail ou mensagens de texto, pedindo a correção de erros na declaração. Essa se tornou outra prática comum dos estelionatários.

A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser feita até as 23h59min59s de 31 de maio. Até lá, a Receita Federal espera receber 43 milhões de declarações. Até as 15h46 desta quarta-feira (10), 12.904.537 contribuintes tinham enviado o documento. Isso representa 30% do total esperado para este ano.

arte imposto de renda 2024

Edição: Juliana Andrade

‘Mude1Hábito’ ofereceu diversas atividades no Parque Raya, no último domingo (7)

A Unimed Ribeirão Preto realizou no último domingo, 7 de abril, data em que se comemora o Dia Nacional da Saúde, o programa Mude1Hábito – movimento que incentiva as práticas saudáveis e promove o cuidado com a saúde. A ação, realizada no Parque Municipal Dr. Luis Carlos Raya, reuniu crianças e adultos, durante a manhã toda, com opções de atividades divididas em grupos.

Quem passou pelo parque pôde aproveitar diversas atividades gratuitas, desde oficina de culinária saudável para crianças até práticas de meditação, yoga e exercícios físicos. Mais de 100kg de frutas foram distribuídos aos participantes e também ao público geral no local.

As atividades infantis reuniram mais de 100 crianças que foram envolvidas nas ações de recreação, aula de culinária saudável e também de degustação de alimentos saudáveis. Além da diversão, a iniciativa também proporcionou novos conhecimentos, com o quiz da saúde: perguntas sobre alimentação saudável foram feitas para as crianças e quem acertou, levou para casa um squeeze da Unimed como prêmio.

Os adultos presentes também contaram com atividades de bem-estar nos espaços criados especialmente para aliviar o estresse e a ansiedade com aulas de yoga, alongamento e meditação, oferecidas nos espaços “Movimente-se” e “Zen”.

Contra a dengue

Como forma de sensibilizar a comunidade sobre os riscos associados à dengue, dois personagens (o mosquito da dengue e o inspetor) levaram informações sobre a prevenção da doença, destacando a importância dos cuidados preventivos para eliminar potenciais criadouros do mosquito Aedes Aegypti, vetor da doença. Também foram distribuídos 500 mini sabonetes de glicerina para serem usados em ralos, como uma das formas de se evitar a proliferação do mosquito.

A ação

O Programa Mude1Hábitoé ummovimento nacional da Unimed que promove o cuidado com a saúde e incentiva práticas saudáveis para que as pessoas possam viver mais e melhor. Estimula o autocuidado que, consequentemente, gera o processo da mudança de hábito. A iniciativa é centrada em três pilares: alimentação saudável, equilíbrio emocional e atividade física. No decorrer do ano, a Unimed Ribeirão realiza ações da campanha Mude1Hábito, com o objetivo de estimular novas práticas que gerem qualidade de vida.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a cooperativa  conta com mais de 1.000 médicos e possui serviços próprios para atendimento a cerca de 171 mil clientes, além de outros 30 mil atendidos em sistema de intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Hospital São Paulo, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimentos, unidades laboratoriais,  ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde Alto da Semar (CAS), em Sertãozinho, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

Noite de gala no Mirage Circus encanta com presenças ilustres

Na última noite (9), o Mirage Circus brilhou ainda mais sob os holofotes de uma glamorosa gala, recebendo nada menos que 1.300 convidados especiais. Entre os ilustres presentes, destacaram-se notáveis figuras da sociedade, incluindo o vice-prefeito de Ribeirão Preto, Daniel Marques Gobbi; o Secretário de Cultura, Pedro Leão; o Superintendente do Ribeirão Shopping, Marcos Botelho; o Superintendente do Novo Shopping, Wilson Gotardello; a gerente de marketing do Shopping Iguatemi, Taciana Melo; o Diretor Superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; a presidente LIDE Mulher, Tomie Sakamoto; e vereadores da região.

Além das figuras políticas, a noite foi enriquecida pela presença do ex-jogador de futebol do Vasco da Gama, Mauricinho, cujo legado esportivo continua a inspirar gerações. A elegância e sofisticação do evento foi ainda realçada pela presença de influenciadores e jornalistas de diversos veículos de comunicação, que capturaram cada momento deslumbrante do espetáculo.

Com performances deslumbrantes, gastronomia refinada e um ambiente exuberante, a noite foi um verdadeiro espetáculo para todos os presentes. O Mirage Circus, mais uma vez, demonstrou sua capacidade de encantar e surpreender, tornando esta noite de gala um momento inesquecível para todos aqueles que tiveram o privilégio de participar.

Os diretores do portal WMais, Elisa Akikusa e Wilson Rocha, também foram convidados para o evento.

Os diretores do portal Wilson Rocha e Elisa Akikusa com o ator Marcos Frota

Tratamento para doença de Parkinson envolve exercícios e prevenção

Neste mês de conscientização sobre a doença de Parkinson, a Rede Amparo, que faz parte do Centro de Pesquisas, Inovação e Difusão em Neuromatemática (Cepid NeuroMat), está com duas campanhas alinhadas com o objetivo de informar e conscientizar a sociedade sobre as questões que envolvem a enfermidade, em uma jornada feita anualmente com a publicação de vídeos diários sobre o tema.

Além dessa iniciativa, também é desenvolvida a campanha Exercitar para Pré-habilitar, que será lançada no dia 11 de abril, Dia Mundial da Doença de Parkinson. A professora Maria Elisa Pimentel Piemonte, do Departamento de Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Fofito) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) da Universidade São Paulo (USP), é quem explica detalhadamente o assunto.

Tratamento

A doença de Parkinson é a segunda ocorrência neurodegenerativa progressiva mais frequente no mundo, perdendo só para o Alzheimer. Até os dias de hoje, não foi descoberta a sua cura e, segundo a especialista, todos os tratamentos são voltados para tentar manter ou melhorar a qualidade de vida das pessoas que vão conviver com a doença de Parkinson. Ela explica que, apesar dessa frequência, a doença é uma condição com a qual o paciente pode chegar até quatro décadas de convivência.

Por essa situação de longevidade do paciente com o Parkinson, a professora considera importante pensar em tratamentos além dos medicamentosos, garantindo assim uma melhor qualidade de vida para o paciente. “É muito importante que se faça uma combinação e tratamentos. A etapa medicamentosa é a base de tudo. Mas é importante incluir as terapias que chamamos de adjuvantes. São elas: fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia. Uma série de terapias que ajudam na manutenção da qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias”, afirma.

Diagnóstico

De acordo com a docente, o diagnóstico da doença de Parkinson é de difícil percepção em seus estágios iniciais. Ela conta que a condição é marcada pela degeneração de um conjunto de neurônios de uma estrutura específica: “Esse processo começa de uma forma insidiosa, gerando algumas alterações que são inespecíficas. Em outras palavras, elas podem estar presentes em várias outras doenças: perda de olfato, alterações na qualidade do sono, alterações de humor, alterações na atenção. Todos são sintomas iniciais do Parkinson, porém, são insuficientes para resultar em um diagnóstico”.

“Normalmente, o diagnóstico só é possível quando começam os sintomas motores, o que pode levar de 10 a 20 anos após o início do processo degenerativo. Por isso, os diagnósticos da doença de Parkinson são considerados tardios”, comenta.

O trabalho da rede Amparo

Conforme afirma a docente Maria Elisa, o trabalho da rede Amparo está dividido em duas campanhas. A Jornada por Dentro da Doença de Parkinson acontecerá apenas no mês de abril e consiste em uma série de vídeos educativos adaptados para as redes sociais. “Estamos veiculando vídeos curtos diários, contando um pouco sobre a doença, propondo uma translação da linguagem científica para uma linguagem mais coloquial. Assim, conseguimos atingir o nosso público-alvo, que são as pessoas que vivem com a doença e seus familiares. A intenção é atingir o público mais amplo possível e difundir ainda mais essas informações”, detalha.

Maria Elisa Pimentel Piemonte – Foto: Wikimedia Commons

Além desse projeto, está correndo uma outra campanha, chamada Exercitar para Pré-Habilitar. Essa campanha ocorre anualmente e se estende pelo ano inteiro, sendo a principal iniciativa da rede Amparo. A professora detalha as atividades do programa: “Se trata de uma proposta de uma mudança de conceito. Todos nós já sabemos sobre os benefícios dos exercícios na população em geral”. Entretanto, segundo a professora, para um contexto de uma doença neurodegenerativa, é necessário mudar o conceito de que o exercício deve ser inserido para reabilitar algo que já representa uma dificuldade. Isso porque, dentro desse conceito, nós estamos sempre correndo atrás do prejuízo.

“Então, a proposta do projeto é que se comece a construir o que chamamos de reserva motora. Ou seja, começar os exercícios o mais precocemente possível desde o diagnóstico. Para exercitar uma série de competências motoras que vão construir uma reserva funcional. Assim, conforme a doença evolui, será possível ir resgatando habilidades dessa reserva“ finaliza.

Usp

Planeta registra recorde de calor pelo 10º mês seguido em março

Março de 2024 teve média de 14,14ºC, superando o recorde anterior de 2016 por 0,1ºC, segundo a Copernicus. Além disso, esteve 1,68ºC mais quente do que no fim dos anos 1800, a base usada para temperaturas antes do início do rápido aumento da queima de combustíveis fósseis, com a Revolução Industrial. Desde o último mês de junho, o planeta quebrou recordes de calor a cada mês, com contribuição de ondas de calor marinhas por grandes áreas dos oceanos.

Cientistas dizem que o calor recorde no período não foi totalmente surpreendente por causa do forte El Niño, fenômeno climático que aquece a área central do Pacífico e muda os padrões climáticos globais.

Combinação

“Mas sua combinação com as ondas de calor marinhas não naturais tornou esses recordes muito impressionantes,” disse a cientista Jennifer Francis, do Woodwell Climate Research Center. Com o El Niño diminuindo, as margens pelas quais as temperaturas médias globais são superadas a cada mês devem entrar em queda, afirmou ela.

A previsão é de que ele dê lugar, a partir do segundo semestre, ao fenômeno inverso, La Niña, que costumar baixar o calor global Cientistas, porém, atribuem a maior parte do calor recorde à ação do homem, com emissões de dióxido de carbono e metano produzidas pela queima de carvão, petróleo e gás natural.

“A trajetória não mudará até que as concentrações de gases de efeito estufa na atmosfera parem de subir”, disse Francis, “o que significa que devemos parar de queimar combustíveis fósseis, parar o desmatamento e cultivar nossa comida de forma mais sustentável o mais rápido possível.”

Sob o Acordo de Paris, de 2015, foi estabelecida a meta de manter o aquecimento global abaixo de 1,5ºC na comparação com os níveis pré-industriais. Os dados da Copernicus são mensais e usam um sistema de medição diferente do limiar de Paris, calculado em duas ou três décadas.

Margens maiores

Segundo Samantha Burgess, diretora adjunta da Copernicus, a temperatura recorde de março não foi tão excepcional quanto as de alguns outros meses do último ano, que tiveram recordes por margens maiores. Ela cita os meses de fevereiro de 2024 e setembro de 2023. Mas a “trajetória não está na direção certa”, afirmou.

O globo agora experimentou 12 meses com temperaturas médias mensais 1,58ºC acima do limiar de Paris, ainda de acordo com os dados da Copernicus.

Em março, a temperatura média da superfície do mar global foi de 21,07ºC, o valor mensal mais alto já registrado e ligeiramente superior ao relatado durante o mês de fevereiro. “Precisamos de ação global mais ambiciosa para garantir que possamos chegar a zero emissões líquidas o mais rápido possível”, disse Burgess.

Dia “D” de vacinação contra Gripe Influenza será neste sábado, dia 13

A secretaria municipal da Saúde promove no próximo sábado, 13 de abril, das 8h às 16h30,  o Dia “D” de vacinação contra Gripe Influenza em Ribeirão Preto. Serão abertas 36 salas de vacinação nas unidades de saúde. A meta é vacinar, pelo menos, 90% das pessoas de cada grupo prioritário.

PÚBLICO-ALVO:

A vacinação contra Influenza está indicada para as pessoas que pertençam aos grupos prioritários abaixo, de acordo com as determinações do Ministério da Saúde. Todos os grupos prioritários listados poderão ser vacinados desde o início da campanha.

DOCUMENTOS:

Para ser vacinada, a pessoa deve comparecer a uma das unidades de saúde com documento pessoal e comprovação de que pertence a um dos grupos prioritários. Caso possua a carteira de vacinas, é importante leva-la também, para registro da dose recebida.

A campanha, iniciada em 25 de março de 2024 tem o com objetivo de reduzir a transmissão de doença e, principalmente, evitar casos graves e óbitos.

“É necessário que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários recebam a dose da vacina Influenza todos os anos, pois a composição é alterada anualmente de acordo com a circulação viral e a proteção tem duração ao longo do ano. Aproveite para atualizar a carteira de vacinas” orienta a coordenadora de Imunização da pasta, Mayra Fernanda de Oliveira.

GRUPOS PRIORITÁRIOS
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)
Idosos (60 anos ou mais)
Gestantes
Puérperas
Indígenas
Quilombolas
Trabalhadores da Saúde
Pessoas com deficiência permanente
Adolescentes em medidas socioeducativas (menores de 18 anos)
População privada de liberdade
Funcionários do sistema de privação de liberdade
Comorbidades
Professores
Forças armadas
Pessoas em situação de rua
Forças de Segurança e Salvamento
Caminhoneiros
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo Curso
Trabalhadores Portuários
COMORBIDADESINDICAÇÃO
Doença respiratória crônicaAsma em uso de corticoide inalatório ou sistêmico (Moderada ou Grave)Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC); BronquiectasiaFibrose CísticaDoenças Intersticiais do pulmãoDisplasia bronco pulmonarHipertensão arterial pulmonarCrianças com doença pulmonar crônica da prematuridade
Doença cardíaca crônicaDoença cardíaca congênitaHipertensão arterial sistêmica com comorbidadeDoença cardíaca isquêmicaInsuficiência cardíaca
Doença renal crônicaDoença renal nos estágios 3, 4 e 5Síndrome nefróticaPaciente em diálise
Doença hepática crônicaAtresia biliarHepatites crônicasCirrose
Doença neurológica crônicaCondições em que a função respiratória pode estar comprometida pela doença neurológicaConsiderar as necessidades clínicas individuais dos pacientes incluindo: AVC, indivíduos com paralisia cerebral, esclerose múltipla e condições similaresDoenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscularDeficiência neurológica grave
DiabetesDiabetes Mellitus tipo I e tipo II em uso de medicamentos
ImunossupressãoImunodeficiência congênita ou adquiridaImunossupressão por doenças ou medicamentos
ObesosObesidade grau III
TransplantadosÓrgãos sólidosMedula óssea
Portadores de trissomiasSíndrome de Down, Síndrome de Klinefelter, Síndrome de Wakany, dentre outras trissomias

SALAS DE VACINAS:

Distrito Central

CRE CENTRAL (NÃO VACINA CRIANÇAS)rua prudente de morais, 35
CSE VILA TIBÉRIORua Gonçalves Dias, 790
UBS VILA TIBÉRIORua 21 de Abril, 779
UBS CAMPOS ELÍSEOSAv. da Saudade, 1.452
UBS JOÃO ROSSIAv. Independência, 4.315

Distrito Norte

CSE JD AEROPORTOEstrada Antônia Mugnato Marinceck, 994
UBS QUINTINO IRua César Montagnana, 35
UBS RIBEIRÃO VERDERua João Toniolli, 3.461
UBS SIMIONIRua Antônio Augusto Carvalho, 672
UBS VILA MARIANARua Ribeirão Preto, 1.070
USF JD HEITOR RIGONAv. Maestro Alfredo Pires, 391
UBS VALENTINA FIGUEIREDORua JOÃO FELIPE ELIAS DE ANDRADE, 451
UBS CRISTO REDENTORRua Zilda Faria, 675

Distrito Leste

UBDS CASTELO BRANCORua Dom Luiz do Amaral Mousinho, 3.300
UBS SANTA CRUZRua Triunfo, 1.070
UBS BONFIM PAULISTARua Azarias Vieira de Almeida, 620
UBS JD JULIANAAv. Dr. Marcos Antônio Macário dos Santos, 602
UBS SÃO JOSÉRua Madre Maria Teodora Voiron, 110
UBS VILA ABRANCHESRua Maria Abranches de Faria, 550
UBS JD ZARARua Stéfano Barufi, 1.639

Distrito Sul

UBS VILA VIRGÍNIARUA FRANCO DA ROCHA, 1.110
UBS ADÃO DO CARMORua Antônio Vicco, 201
UBS JD MARIA DAS GRAÇASRua Cruz e Souza, 3.170
UBS PARQUE RIBEIRÃO PRETORua Guy Saad Salomão, 225
USF JD MARCHESIRua Professor Renato Jardim, 925

Distrito Oeste

CSE SUMAREZINHORua Terezina, 690
CSE IPIRANGAAvenida Dom Pedro I, 753
UBS DOM MIELLERua Cecílio Elias Seba, 139
UBS JD PAIVARua Francisco Peixoto, 195
UBS PRESIDENTE DUTRARua Carolina Maria de Jesus, 365
UBS JOSÉ SAMPAIORua Elydio Vieira de Souza, 50
UBS VILA RECREIORua Tabatinga, 320
USF MARIA CASAGRANDERua Paulo Gerardi, 350
USF VILA ALBERTINARua Apeninos, 941
CMSC VILA LOBATORua João Alves Pereira, 175
USF PAULO GOMES ROMEORua Victor João Castania, 960

Serviço

Dia “D” de vacinação contra gripe Influenza

Quando- Sábado, 13 de abril de 2024

Horário – Das 8h às 16h30

Local – 36 salas de vacinas de Ribeirão Preto (Unidades de Saúde)