5 de maio: Dia Mundial de Higiene das Mãos

As infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS) seguem como um dos principais desafios dos sistemas de saúde no mundo, representando risco direto para pacientes atendidos em hospitais, clínicas e outros serviços, especialmente em cenários de emergências sanitárias. Além de aumentarem a mortalidade e as incapacidades, essas infecções contribuem significativamente para a resistência antimicrobiana (RAM), elevando custos hospitalares e dificultando a oferta de um atendimento seguro e de qualidade.

Em 2026, a campanha global SAVE LIVES: Clean Your Hands (Salve Vidas: Higienize suas Mãos) completa 18 anos, reforçando a importância da higiene das mãos como medida essencial de prevenção. A iniciativa segue alinhada ao Plano de Ação Global para Prevenção e Controle de Infecções (2024–2030), incentivando países a fortalecerem estratégias de segurança do paciente. No Brasil, a mobilização é coordenada pela Anvisa, que integra ações em toda a rede de atenção à saúde, destacando a necessidade de protocolos, monitoramento e adesão contínua às práticas de controle de infecções.

Com o tema “Ação que Salva Vidas”, a campanha de 2026 reforça que a higienização correta das mãos é uma das medidas mais eficazes para evitar IRAS e preservar recursos da saúde. No entanto, para alcançar padrões adequados, é fundamental garantir infraestrutura básica — como água, sabonete, papel toalha e preparação alcoólica — além de investir em capacitação contínua dos profissionais. A adesão aos protocolos, incluindo os “5 momentos” da higiene das mãos, e o monitoramento de indicadores são estratégias-chave para proteger pacientes, profissionais e todo o ambiente assistencial.

Novo Shopping realiza primeira colheita da Horta Comunitária e destina produção a instituições sociais

O Novo Shopping celebra a primeira colheita da Horta Comunitária, um projeto que nasce com o objetivo de unir sustentabilidade, responsabilidade social e combate ao desperdício, ampliando o papel do shopping como agente de transformação e apoio à comunidade local.

Nesta primeira etapa, foram colhidos aproximadamente 50 quilos de hortaliças, entre alface crespa e roxa, cebolinha, coentro, salsa e couve. Para viabilizar a distribuição dos alimentos, foi firmada uma parceria com o Banco de Alimentos e o Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Preto, responsáveis por retirar a produção e destiná-la a cerca de 60 Organizações da Sociedade Civil, incluindo casas de repouso, abrigos infantis, creches e instituições de acolhimento.

Para o Banco de Alimentos, a parceria representa um reforço importante no atendimento às entidades assistidas. “Agradecemos a parceria com o Novo Shopping. Hoje realizamos essa coleta em prol da sustentabilidade e do melhor aproveitamento dos alimentos. Para nós, essa iniciativa tem uma importância imensurável, já que atendemos cerca de 60 entidades da sociedade civil. É uma grande alegria estarmos aqui realizando essa primeira coleta”, destaca Marx de Jesus Alves Ferreira, agente administrativo do Banco de Alimentos.

Para Leila da Silva dos Santos, gerente do Banco de Alimentos da Secretaria de Assistência Social (Semas), a ação do Novo Shopping é muito bem-vinda. “Essa iniciativa vai nos ajudar no atendimento das entidades cadastradas conosco”, destaca.

A expectativa é que a horta tenha novos ciclos de colheita a cada 60 a 90 dias, ampliando o alcance social da iniciativa e garantindo o fornecimento contínuo de alimentos frescos para quem mais precisa.

Segundo Maurício Taufik, superintendente do Novo Shopping, o projeto reforça o compromisso do empreendimento com ações que vão além do varejo. “A Horta Comunitária traduz o propósito do Novo Shopping de promover iniciativas que gerem impacto social e ambiental positivo. Ver a primeira colheita sendo destinada a tantas instituições mostra como parcerias podem transformar realidades e fortalecer a comunidade”, conclui.

Reunião do Copom nesta quarta-feira decide o futuro dos juros da taxa Selic

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central realiza nesta quarta-feira (29) a terceira reunião do ano em meio às pressões inflacionárias provocadas pela guerra no Oriente Médio, que tem impactado os preços dos combustíveis. Apesar desse cenário, analistas do mercado financeiro projetam um novo corte na taxa básica de juros, o segundo consecutivo. Atualmente em 14,75% ao ano, a Selic já esteve em 15% entre junho de 2025 e março de 2026, o maior patamar em quase duas décadas.

A decisão sobre a taxa será anunciada no início da noite, mas o encontro ocorre com desfalques na diretoria do Banco Central. Os mandatos de Renato Gomes e Paulo Pichetti se encerraram no fim de 2025, e seus substitutos ainda não foram indicados ao Congresso. Além disso, o diretor de Administração, Rodrigo Teixeira, não participa da reunião após o falecimento de um parente próximo. Na ata de março, o Copom evitou sinalizar os próximos passos da política monetária, destacando que futuras decisões dependerão da evolução do cenário econômico.

De acordo com o boletim Focus, a expectativa do mercado é de uma redução de 0,25 ponto percentual na Selic, para 14,5% ao ano. No entanto, o comportamento da inflação ainda gera incertezas. Em abril, o IPCA-15 avançou 0,89%, puxado principalmente por alimentos e combustíveis, acumulando alta de 4,37% em 12 meses. Para 2026, a projeção de inflação subiu para 4,86%, acima do teto da meta contínua definida pelo Conselho Monetário Nacional.

A taxa Selic é o principal instrumento do Banco Central para controlar a inflação e influencia todas as demais taxas da economia. Juros mais altos tendem a conter o consumo e encarecer o crédito, enquanto reduções estimulam a atividade econômica. Desde 2025, o país adota o sistema de meta contínua de inflação, que estabelece objetivo de 3% ao ano, com margem de tolerância entre 1,5% e 4,5%, apurada de forma móvel ao longo dos meses.

Agrishow 2026: Com o maior crédito rural da história, SP anuncia pacote de R$ 455 mi para o agro paulista

O Governo do Estado de São Paulo anunciou nesta terça-feira (28), em Ribeirão Preto, um pacote de R$ 455 milhões em investimentos e medidas estruturantes para o fortalecimento do agro paulista. Os aportes foram apresentados pelo governador Tarcísio de Freitas durante encontro com prefeitos realizado na Agrishow. Desse montante, R$ 400 milhões são destinados à ampliação do crédito rural, expansão do seguro agrícola e avanço da regularização fundiária, enquanto R$ 55 milhões contemplam a entrega de maquinários agrícolas.

O principal destaque é a ampliação histórica dos recursos do Fundo de Expansão do Agronegócio Paulista (FEAP), que consolida o maior pacote de subvenção e crédito rural da história do Estado. Os recursos são direcionados a linhas de financiamento para produção, investimento e seguro rural, incluindo modalidades como FEAP Mulher e o programa Pró-Trator.

O FEAP Mulher recebe o maior aporte desde a criação da linha, com R$ 25 milhões destinados ao crédito para produtoras rurais. Durante o evento, o Governo também lançou a Câmara Temática da Mulher do Agronegócio, que passa a integrar o conjunto de mais de 40 câmaras setoriais e temáticas da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, consolidando um espaço permanente de diálogo entre poder público, iniciativa privada e representantes do setor produtivo.

No seguro rural, serão destinados R$ 100 milhões em subvenção ao prêmio, com expectativa de atender cerca de 20 mil apólices. A política amplia a proteção da produção agropecuária e fortalece a resiliência do setor, com potencial de até R$ 18 bilhões em valor protegido. Já o Pró-Trator conta com R$ 40 milhões em subvenção para aquisição de máquinas e equipamentos, com impacto estimado de aproximadamente 1.000 itens financiados.

Outro eixo central do conjunto de investimentos anunciados nesta terça é o avanço da política fundiária no estado, com a entrega de 42 títulos de regularização rural. A iniciativa reforça o maior programa de regularização fundiária da história de São Paulo, que já alcança mais de 5,3 mil títulos rurais entregues e cerca de 250 mil hectares regularizados, com 90% dos beneficiários entre pequenos e médios produtores.

O pacote também estabelece que o acesso às linhas de crédito, seguro e subvenções passa a exigir o Cadastro Ambiental Rural (CAR) em andamento, alinhando o apoio ao produtor à regularização ambiental.

Além do crédito e da regularização, o pacote inclui um conjunto de ações voltadas à modernização e competitividade do agro paulista. Entre os destaques estão a entrega de tratores por meio do programa Pró-Trator e a posse de 37 novos pesquisadores da APTA, fortalecendo a produção de ciência aplicada ao campo.

Maquinários

O Governo de São Paulo também distribuiu, por meio do programa Patrulha Rural, 177 máquinas e equipamentos a 174 municípios paulistas, fortalecendo a produção agropecuária. Foram beneficiadas as regiões de Araçatuba, Barretos, Bauru, Campinas, Central, Franca, Itapeva, Marília, Metropolitana de São Paulo, Presidente Prudente, Registro, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba. Desde 2023, o governo paulista investiu R$ 240 milhões na distribuição de 640 máquinas para 340 municípios.

Aeroporto de Ribeirão Preto ganha modernização e expande capacidade para 1,5 milhão de passageiros

O Governo de São Paulo entregou, nesta terça-feira (28), as obras de ampliação e modernização do Terminal de Passageiros do Aeroporto Dr. Leite Lopes, em Ribeirão Preto. A intervenção contou com investimento de R$ 48 milhões, ampliando a eficiência operacional, melhorando o fluxo de embarque e desembarque e oferecendo mais conforto aos passageiros. A iniciativa também impulsiona o processo de internacionalização do terminal, tanto para voos de passageiros quanto de cargas.

O projeto inclui a construção de um novo boulevard sustentável e a ampliação do terminal, que passou de 3.600 m² para um complexo com mais de 10 mil m². A modernização prepara o aeroporto, atualmente o quinto maior do estado em movimentação de passageiros, para expandir sua capacidade de 700 mil para até 1,5 milhão de passageiros por ano até 2028. Em 2025, o terminal registrou 728 mil passageiros.

“Temos indústria e agro muito fortes em Ribeirão Preto. Precisávamos de um aeroporto para receber bem os nossos passageiros. A obra, que ampliou o espaço de 3,6 mil para 10 mil metros quadrados, com boulevard sustentável e passarela climatizada, realmente prepara o aeroporto para a internacionalização. Esse passo é muito bem-vindo em um dos maiores aeroportos do estado em termos de movimentação de passageiros. Ribeirão Preto merecia um equipamento deste nível”, afirmou Tarcísio.

As obras contemplam a criação de novas áreas operacionais e a requalificação completa da estrutura existente. Entre os destaques estão o novo pré-embarque, o novo desembarque doméstico e internacional, além de uma passarela climatizada de interligação. O terminal existente também passou por retrofit completo.

Outro destaque é a retomada do Terminal de Carga, com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026. A expectativa é que o aeroporto atinja cerca de 800 mil passageiros já em 2026, crescimento próximo de 10% em relação ao ano anterior, mantendo média diária de 12 voos comerciais.

A obra foi concluída em 1 ano e 3 meses após a aprovação do Plano de Gestão de Infraestrutura (PGI), evidenciando a capacidade de execução e a eficiência do modelo de concessão. O projeto, executado pela concessionária Rede VOA, também se destaca pelos diferenciais de sustentabilidade e inovação.

Com arquitetura moderna e identidade visual marcante, o novo terminal incorpora soluções como interligação climatizada entre áreas operacionais, uso de iluminação inteligente e pontos de fornecimento de energia a biometano. Considerado o maior projeto arquitetônico em madeira do Brasil, o empreendimento está alinhado às práticas ESG, integrando eficiência operacional e responsabilidade ambiental.

Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 130 milhões

Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 3.001 da Mega-Sena, realizado nesta terça-feira (28). O prêmio acumulou e está estimado em R$ 130 milhões para o próximo sorteio.

Os números sorteados são: 01 – 13 – 32 – 36 – 43 – 60

  • 92 apostas acertaram cinco dezenas e irão receber R$ 41.209,18 cada
  • 5.877 apostas acertaram quatro dezenas e irão receber R$ 1.063,34 cada

Apostas

Para o próximo concurso, as apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília) de quinta-feira (30), em qualquer lotérica do país ou pela internet, no site ou aplicativo da Caixa. 

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6.

Weclix aposta em experiência de marca para se conectar ao público universitário em Ribeirão Preto

A presença de marcas em eventos universitários se consolidou como estratégia de posicionamento, especialmente entre empresas de tecnologia e telecomunicações interessadas em dialogar com o público jovem. Esse movimento chega ao Carna12, que acontece em 12 de maio, em Ribeirão Preto, com a participação da Weclix em uma ação alinhada à tendência de transformar experiências presenciais em plataformas de relacionamento e construção de marca.

Mais do que ações promocionais, ativações em festivais e encontros universitários passaram a integrar estratégias de negócios voltadas à construção de relevância entre novos públicos. A lógica acompanha mudanças no comportamento da Geração Z, que tende a valorizar experiências, autenticidade e conexão com marcas em ambientes alinhados ao seu estilo de vida.

Eventos como estratégia de mercado

Esse movimento é respaldado por estudos de mercado. Pesquisa da McKinsey aponta que a Geração Z privilegia marcas com as quais se identifica e que ofereçam experiências mais do que relações puramente transacionais. Já o OECD Digital Economy Outlook 2024 destaca como a digitalização e os ambientes híbridos têm redesenhado a relação entre empresas e consumidores, impulsionando novas estratégias de engajamento. Soma-se a isso o avanço da conectividade como demanda central desse público, em linha com dados recentes da Anatel sobre expansão da banda larga no país.

É nesse contexto que a Weclix marca presença no Carna12, tradicional festa universitária de Ribeirão Preto, em uma iniciativa que conecta entretenimento, tecnologia e proximidade com o público jovem. Durante o evento, a empresa também apresentará um plano exclusivo para universitários, com 500 mega por R$ 79,90 mensais, voltado a um perfil de consumo cada vez mais conectado, que reúne estudo, streaming, games e trabalho remoto.

Relacionamento além da conectividade

Para o CEO da Weclix, Fabricio Kameyama, a presença no evento reflete um movimento estratégico de aproximação com novos públicos.

Hoje, a conexão entre marcas e consumidores passa por presença e experiência. Estar em locais como esse é entender onde esse público está, como se relaciona e como a tecnologia pode fazer parte dessa jornada de forma natural. Para a Weclix, é uma oportunidade de fortalecer vínculo com a comunidade universitária e mostrar que conectividade também é sobre pertencimento e experiência”, afirma.

Sobre a Weclix

A Weclix é uma provedora de internet e tecnologia com atuação em Ribeirão Preto e região, oferecendo soluções de conectividade para clientes residenciais e corporativos. Com foco em inovação, performance e experiência digital, a empresa investe em infraestrutura, relacionamento e iniciativas que aproximam a marca dos diferentes públicos com os quais se conecta.

Cerimônia com autoridades abre as atividades da Agrishow 2026 em Ribeirão Preto

Com o tema “A força de nossas raízes”, a 31ª edição da Agrishow – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação foi oficialmente aberta em Ribeirão Preto, durante cerimônia para autoridades realizada na manhã do último domingo (26). O evento contou com a participação do presidente da feira, João Marchesan; do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin; e do prefeito de Ribeirão Preto, Ricardo Silva, além de outras autoridades, como o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula; a ministra do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Fernanda Machiaveli; o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Geraldo Melo Filho; e representantes de entidades ligadas ao agronegócio.

Sediada em Ribeirão Preto, a feira, considerada o principal evento de tecnologia para o agronegócio da América Latina, tem expectativa de receber mais de 197 mil visitantes de mais de 50 países, além de reunir mais de 800 marcas, entre empresas nacionais e internacionais, que apresentam lançamentos, tendências e inovações do setor em uma área superior a 520 mil metros quadrados. O evento ocorre entre os dias 27 de abril e 1º de maio.

Em seu discurso, o presidente da feira, João Marchesan, abordou os novos rumos da produção agrícola, destacando a chamada “agricultura 5.0”, conceito que envolve o uso de tecnologias como inteligência artificial e a transição energética, com a substituição de combustíveis fósseis por fontes renováveis.

O prefeito Ricardo Silva destacou a importância do agronegócio para a economia do município, que possui Produto Interno Bruto (PIB) superior a R$ 52 bilhões, segundo dados recentes do IBGE. “O que vocês representam para Ribeirão Preto é o motor da nossa economia. A Agrishow é uma vitrine que projeta o município para o estado, o país e o mundo”, afirmou. O prefeito também mencionou investimentos realizados pelos governos municipal, estadual e federal em áreas como saúde e mobilidade urbana.

O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, ressaltou o papel dos produtores brasileiros na adoção de tecnologias que contribuem para a redução de impactos ambientais na agricultura. Também mencionou iniciativas voltadas ao fortalecimento do setor, como programas de incentivo ao financiamento de máquinas agrícolas.

A feira é promovida por entidades do agronegócio brasileiro — ABIMAQ, ABAG, ANDA, SRB e FAESP — e organizada pela Informa Markets.

Hipertensão: o perigo silencioso e hereditário, doença pede mudança de hábitos

O Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, lembrado neste domingo (26), reforça o alerta sobre uma das doenças crônicas mais silenciosas e perigosas da atualidade: a hipertensão arterial. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o problema não atinge apenas adultos e idosos, mas também tem sido diagnosticado com frequência crescente em adolescentes e até crianças, ampliando a preocupação em saúde pública.

De acordo com o Ministério da Saúde, a hipertensão é caracterizada pelo aumento persistente da pressão sanguínea nas artérias, exigindo maior esforço do coração para bombear o sangue pelo corpo. A condição é um dos principais fatores de risco para doenças graves, como acidente vascular cerebral (AVC), infarto, insuficiência cardíaca, renal e aneurismas. Em cerca de 90% dos casos, a doença tem origem hereditária, mas hábitos como sedentarismo, tabagismo, consumo excessivo de álcool, estresse e alta ingestão de sal também influenciam diretamente no desenvolvimento do quadro.

Uma mudança importante nas diretrizes médicas brasileiras passou a classificar a pressão arterial “12 por 8” como pré-hipertensão, e não mais como valor normal. A atualização foi definida por entidades como a Sociedade Brasileira de Cardiologia, a Sociedade Brasileira de Nefrologia e a Sociedade Brasileira de Hipertensão, com o objetivo de identificar precocemente pacientes em risco e estimular medidas preventivas antes do agravamento da doença.

A hipertensão geralmente não apresenta sintomas, sendo descoberta na maioria das vezes em medições de rotina. Quando ocorrem sinais, podem incluir dor de cabeça, tontura, visão embaçada, sangramento nasal e dores no peito. O diagnóstico é feito exclusivamente pela medição da pressão arterial, recomendada ao menos uma vez por ano em adultos, ou duas vezes ao ano em pessoas com histórico familiar. O tratamento, oferecido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e pelo programa Farmácia Popular, envolve medicamentos e mudanças no estilo de vida, como alimentação equilibrada, prática regular de exercícios, redução do sal, abandono do tabagismo e controle do peso e do diabetes.

Estado de SP chega a 46 milhões de habitantes, diz IBGE

O estado de São Paulo teve aumento de quase 3 milhões de habitantes em 13 anos. Em 2025, a população paulista era de 46,077 milhões de pessoas. Os dados são PNAD Contínua do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os idosos (com 60 anos ou mais) foram a faixa etária com maior número de moradores: 8,074 milhões, o equivalente a 17,6% do total.

A população idosa foi a que teve maior aumento de moradores entre todas as faixas etárias na comparação com 2012, início da pesquisa do IBGE: 46%.

A título de comparação, em 2012, a população idosa era 12,8% do total. Já a faixa etária com maior número de habitantes naquele ano era a dos 40 a 49 anos: 5,922 milhões (13,8% do total).

De acordo com o IBGE, em 2025, as faixas etárias dos 40 a 49 anos (7,276 milhões ou 15,8% do total) e dos 30 a 39 anos (7,237 milhões ou 15,7% do total) vêm em seguida com o maior número de habitantes.

Jovens registram queda

Já a população jovem foi a única que registrou queda em 13 anos. Os jovens com menos de 25 anos tiveram recuo de 9,6%. Já a faixa etária dos 25 aos 29 anos caiu 11,6% em 13 anos.

Em relação ao Brasil, o estado de São Paulo tem a maior proporção de moradores do país, o equivalente a 22% do total de habitantes.

A população feminina paulista é 51% do total do estado, e a masculina é 49%, mesma proporção registrada em 2012 e mesma do país.

Do início da pesquisa até 2025, a população de São Paulo aumentou 7%. Já a do Brasil subiu 8%.

Em relação à composição racial no estado de São Paulo, entre 2012 e 2025, a proporção dos moradores que se declaram brancos caiu de 64,2% para 56,2%.

Já os que se declaram pretos passou de 5,6% para 8,6%, e pardos, de 28,8% para 33,3%. Veja abaixo o total de moradores em 2025:

  • Branca: 25,930 milhões
  • Preta: 3,951 milhões
  • Parda: 15,344 milhões

Veja a população de São Paulo em 2025 de acordo com a faixa etária:

  • Total: 46,077 milhões
  • 0 a 4 anos: 2,421 milhões
  • 5 a 13 anos: 5,122 milhões
  • 5 a 9 anos: 2,797 milhões
  • 10 a 13 anos: 2,325 milhões
  • 14 a 17 anos: 2,329 milhões
  • 14 a 15 anos: 1,125 milhão
  • 16 a 17 anos: 1,204 milhão
  • 18 a 19 anos: 1,162 milhão
  • 20 a 24 anos: 3,277 milhões
  • 25 a 29 anos: 3,485 milhões
  • 30 a 39 anos: 7,237 milhões
  • 40 a 49 anos: 7,276 milhões
  • 50 a 59 anos: 5,694 milhões
  • 60 anos ou mais: 8,074 milhões
  • 60 a 64 anos: 2,446 milhões
  • 65 anos ou mais: 5,628 milhões

Proporção masculina e feminina:

  • Homens: 22,420 milhões (49%)
  • Mulheres: 23,657 milhões (51%)

Veja a população do Brasil em 2025 de acordo com a faixa etária:

  • Total: 212,683 milhões
  • 0 a 4 anos: 12,631 milhões
  • 5 a 13 anos: 25,927 milhões
  • 5 a 9 anos: 14,254 milhões
  • 10 a 13 anos: 11,673 milhões
  • 14 a 17 anos: 11,708 milhões
  • 14 a 15 anos: 5,779 milhões
  • 16 a 17 anos: 5,929 milhões
  • 18 a 19 anos: 5,887 milhões
  • 20 a 24 anos: 15,548 milhões
  • 25 a 29 anos: 16,301 milhões
  • 30 a 39 anos: 32,426 milhões
  • 40 a 49 anos: 31,844 milhões
  • 50 a 59 anos: 25,164 milhões
  • 60 anos ou mais: 35,249 milhões
  • 60 a 64 anos: 10,668 milhões
  • 65 anos ou mais: 24,581 milhões

Proporção masculina e feminina:

  • Homens: 103,687 milhões (49%)
  • Mulheres: 108,996 milhões (51%)