Titular, Endrick passa em branco em goleada do Real Madrid

Com um time recheado de reservas, o Real Madrid não teve problemas para vencer o Deportiva Minera por 5 a 0 nesta segunda-feira, em Cartagena, e se garantir nas oitavas de final da Copa do Rei.

A equipe merengue aproveitou o treino de luxo contra o rival da quarta divisão do futebol espanhol para observar os atletas com menor minutagem. Com pouco espaço no time principal, Endrick fez uma boa exibição, perdeu boas chances de gol, mas acabou passando em branco no duelo.

ENTENDA

Apesar de a partida não impor dificuldades ao gigante espanhol. O confronto teve um peso valioso para o centroavante revelado pelo Palmeiras. Longe de ser prioridade do técnico Carlo Ancelotti, Endrick entrou pressionado a fazer uma boa partida a fim de criar uma dúvida na cabeça do treinador italiano. Nesta temporada, ele participou de 15 partidas pelo clube de Madri, mas só foi titular contra o Lille, pela Liga dos Campeões.

Atuando pelo lado direito do ataque, ele começou bem, cresceu de produção no segundo tempo e procurou as tabelas com Mbappé Vini Jr. Na melhor oportunidade, já final da partida, o camisa 16 pegou a sobra na área e bateu no alto, obrigando o goleiro rival e linda defesa.

COMO FOI O JOGO

O Real Madrid iniciou o jogo com muita pressão, com Endrick e Arda Guler formando a dupla ofensiva. O Deportivo Minera cometeu erros na saída de bola, e Valverde aproveitou para abrir o placar aos 5 minutos. O time merengue ampliou logo em seguida, com Fran Garcia cruzando para Modric fazer o 2 a 0.

O domínio do Real Madrid continuou, e aos 28 minutos, Arda Guler fez um belo gol, driblando e finalizando no canto para o 3 a 0. No segundo tempo, Modric fez um golaço aos 9 minutos, após tabela com Brahim Díaz. O Real Madrid manteve o controle da partida e seguiu criando boas oportunidades.

Ancelotti fez mudanças no time, com a entrada de Vini Jr, Bellingham e Mbappé. O time seguiu criando chances e, finalmente, Arda Guler marcou novamente para fazer o 5 a 0. Endrick se esforçou para marcar, mas parou na boa atuação do goleiro rival e não conseguiu balançar as redes.

Fonte: Futebol Interior

Copa do Brasil 2025: CBF elimina vantagem do empate para time visitante na primeira fase

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou mudanças no regulamento da Copa do Brasil 2025, retirando a vantagem do empate para o time visitante na primeira fase. Com a nova regra, em caso de empate no tempo normal, a vaga para a próxima fase será decidida por meio de cobranças de pênaltis.

Até 2024, clubes de melhor ranking (potenciais A, B, C e D) que jogavam fora de casa possuíam a vantagem de empatar e seguir adiante. Esta regra estava em vigor nas últimas oito edições do torneio. A partir de 2025, as duas primeiras fases serão disputadas em jogos únicos, com a definição nos pênaltis em caso de igualdade. Nas fases subsequentes, os confrontos serão de ida e volta.

Confira as principais mudanças:

  • 1ª fase: Jogo único no estádio do time de pior ranking; decisão nos pênaltis em caso de empate.
  • 2ª fase: Jogo único com mando de campo conforme o chaveamento estabelecido; decisão nos pênaltis em caso de empate.
  • 3ª à 7ª fases: Confrontos em ida e volta, com a possibilidade de decisão nos pênaltis em caso de empate no placar agregado.

A primeira fase da Copa do Brasil 2025 contará com 80 clubes, distribuídos conforme o Ranking Nacional de Clubes (RNC) da CBF. O cruzamento entre os potes será: A x E, B x F, C x G e D x H.

CONFIRA OS POTES:

  • Pote A: Atlético-MG, Athletico-PR, Fluminense, Grêmio, América-MG, RB Bragantino, Vasco, Atlético-GO, Juventude e Cuiabá
  • Pote B: Ceará, Vitória, Coritiba, Sport, Criciúma, Vila Nova-GO, Operário-PR, Ponte Preta, Brusque e Sampaio Corrêa-MA
  • Pote C: Novorizontino, Tombense, CSA, ABC, Remo, Náutico, Amazonas, Confiança, Ferroviário e Botafogo-PB
  • Pote D: América-RN, Manaus, São José-RS, Aparecidense, Altos, Retrô, Caxias, Athletic, Nova Iguaçu e Portuguesa-RJ
  • Pote E: Sousa, Tocantinópolis, São Raimundo-RR, Maringá, FC Cascavel, Pouso Alegre, ASA, União Rondonópolis, Porto Velho e Águia de Marabá
  • Pote F: Sergipe, Humaitá, Trem, Ceilândia, Inter de Limeira, Maranhão, Operário-MT, Tuna Luso, Operário-MS e Concórdia
  • Pote G: CSE, Boavista-RJ, Parnahyba, Maracanã-CE, Santa Cruz-RN, GAS, Rio Branco-ES, Rio Branco VN-ES, Olaria e Portuguesa-SP
  • Pote H: Votuporanguense, Guarany de Bagé, Jequié, Barcelona de Ilhéus, São Francisco-PA, Capital-DF, Independência, União-TO, Dourados, Barcelona-RO e Oratório

Novo RG tem prazo de validade diferente para cada faixa etária

A dúvida sobre a validade da Carteira de Identidade Nacional (CIN), também conhecida como “novo RG”, é comum. O documento tem validade, mas o período varia de acordo com a idade do titular na data de emissão. A legislação federal sobre a CIN foi estabelecida por meio de um decreto de fevereiro de 2022.

Veja a validade do novo RG conforme a faixa etária do titular no momento da emissão:

  • Até 12 anos incompletos: validade de 5 anos;
  • De 12 a 60 anos incompletos: validade de 10 anos;
  • Acima de 60 anos: validade indefinida.

O decreto também menciona que a CIN pode perder a validade caso ocorram alterações nos dados do documento, danos no físico do RG que comprometam sua autenticidade, mudanças nas características físicas do titular que gerem dúvidas sobre sua identidade ou mudanças significativas na assinatura.

A emissão da CIN começou em janeiro de 2024, e o “RG antigo”, com impressão de polegar, perderá a validade em 2032. Segundo um levantamento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, feito em dezembro de 2024, mais de 17 milhões de brasileiros já têm a CIN. O documento pode ser solicitado por pessoas de qualquer idade, incluindo bebês, em todos os estados e no Distrito Federal.

Confira abaixo os estados e o Distrito Federal onde é possível tirar a nova identidade:

Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Brasil anuncia inclusão da Indonésia como membro pleno do Brics

O Brasil anunciou, nesta segunda-feira (06), que a Indonésia se torna um novo membro pleno do Brics, bloco que o Brasil preside em 2025. A adesão do país asiático ocorre em um momento em que o Brics está intensificando seus esforços para ampliar sua influência e expandir o número de seus integrantes.

Originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China, o grupo passou a contar com a África do Sul a partir de 2010, após ser convidada a ingressar. A inclusão da Indonésia se dá no contexto de uma série de tentativas de ampliação do bloco.

Em 2023, o Brics aprovou a entrada de seis novos países, entre eles Irã, Egito e Etiópia. A Argentina, que estava na lista, desistiu de aderir após a posse de Javier Milei na presidência da Argentina, substituindo Alberto Fernández.

Além disso, no ano passado, o Brics iniciou discussões sobre a criação de uma categoria de “países parceiros”, com status inferior ao dos membros plenos, mas permitindo a participação em cúpulas e reuniões. Países como Cuba, Turquia, Tailândia, Nigéria e Argélia foram incluídos nessa categoria.

Comercial perde e sai da zona de classificação na Copinha 2025

O Comercial sofreu sua primeira derrota na tarde desta segunda-feira (06), ao ser derrotado pelo São José-RS por 2 a 0. Os gols da partida foram marcados por Lukayan e Thiago Tinoco, ambos na segunda etapa.

O primeiro tempo foi dominado pelo Comercial, que teve maior posse de bola e conseguiu envolver o São José-RS, mas não criou muitas oportunidades ofensivas e não levou perigo ao gol adversário.

Na segunda etapa, o São José-RS abriu o placar aos 15 minutos, com Lukayan.

O Comercial tentou reagir e se lançou ao ataque, mas repetiu o desempenho do primeiro tempo, finalizando pouco. O São José-RS, por sua vez, soube aproveitar outra oportunidade de contra-ataque, e Thiago ampliou.

Com o resultado, o São José-RS ultrapassou o Leão e assumiu a segunda posição do Grupo 8, com 3 pontos. O Comercial é o terceiro, com 3 pontos e menos um de saldo.

O líder do grupo, Vitória, enfrenta o Retrô-PE na tarde desta segunda-feira. Os dois primeiros avançam de fase.

Na última rodada, o Leão do Norte enfrenta o Vitória. A partida acontece nesta quinta-feira (09), às 15h.

Botafogo vence e encaminha classificação na Copinha 2025

Em jogo realizado na tarde desta segunda-feira (06), o Botafogo conquistou sua primeira vitória na Copinha após vencer o CA Bandeirante pelo placar de 3 a 0. Os gols foram marcados por Pedro Severino, Tortello e Rafael Castro.

Com o resultado, o Pantera assume a primeira posição do Grupo 6, com 4 pontos, e encaminha sua classificação. Já o CA Bandeirante é o vice-líder, com 3 pontos.

O Botafogo corre o risco de perder a liderança caso o Azuriz, que tem 1 ponto, vença por uma diferença superior a 3 gols na partida desta tarde.

Na última rodada, o Pantera encara o Tuna Luso. A partida acontece nesta quinta-feira (09), às 13h.

Estado confirma casos de febre amarela em macacos no campus da USP de Ribeirão Preto

A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou nesta segunda-feira (06) que os macacos encontrados mortos em uma área de mata no campus da Universidade de São Paulo (USP) em Ribeirão Preto estavam infectados com o vírus da febre amarela.

A descoberta ocorreu entre o Natal e o Ano Novo, e a presença da doença foi inicialmente identificada pelo Laboratório de Virologia da USP. As amostras dos primatas foram enviadas ao Instituto Adolfo Lutz (IAL), que confirmou a infecção.

Com a confirmação dos casos, a secretaria já havia anunciado na sexta-feira (03) a aplicação de uma vacinação de bloqueio para as pessoas que moram no campus e nos 300 metros ao redor, desde que ainda não tenham sido vacinadas. Para esse processo, 20 mil doses do imunizante foram enviadas para a Vigilância Epidemiológica de Ribeirão Preto.

O secretário de Saúde de Ribeirão Preto, Maurício Godinho, informou nas redes sociais que todas as pessoas não vacinadas nessa área poderão receber a vacina, com prioridade para crianças e moradores de regiões próximas às matas. A vacinação tem como objetivo evitar a propagação do vírus.

É importante ressaltar que os macacos não transmitem a febre amarela. A doença é disseminada por mosquitos, como o Haemagogus e Sabethes (no ciclo silvestre), e o Aedes aegypti (no ciclo urbano, o mesmo transmissor de dengue, zika e chikungunya). No ciclo silvestre, os macacos são os hospedeiros principais e amplificadores do vírus, mas os humanos podem ser infectados acidentalmente.

A febre amarela é considerada erradicada em áreas urbanas do Brasil desde a década de 1940, mas continua sendo uma preocupação em zonas rurais e de mata, onde o risco de infecção é maior. A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que uma única dose da vacina oferece proteção por toda a vida, embora pessoas que viajarem para áreas de risco devam se vacinar pelo menos 10 dias antes da viagem.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem febre alta súbita, calafrios, dores intensas na cabeça, costas e corpo, náuseas, vômitos, fadiga e fraqueza. Caso haja suspeita de infecção, é fundamental informar as autoridades de saúde em até 24 horas para que medidas preventivas sejam tomadas.

Lauana Prado traz a turnê “Raiz” a Ribeirão Preto

A cantora Lauana Prado irá se apresentar em Ribeirão Preto no dia 9 de agosto com sua turnê “Raiz”. Embora o local do show ainda não tenha sido divulgado, a pré-venda de ingressos já está disponível online (clique aqui).

A turnê é baseada nos álbuns “Raiz ao Vivo em São Paulo” e “Raiz Goiânia”, ambos indicados ao Grammy Latino como “Melhor Álbum de Música Sertaneja” em 2023 e 2024.

O repertório inclui o sucesso “Me Leva Pra Casa/Escrito nas Estrelas/Saudade”, que se destacou como a música mais ouvida no primeiro semestre de 2024. Além de Ribeirão Preto, a turnê passará por várias cidades em 2025, como Curitiba, Belo Horizonte, Goiânia, Campinas, Maringá, São Paulo e Brasília.

INGRESSOS

Os ingressos já podem ser adquiridos na plataforma Sympla, onde está disponível a opção de ingresso para o setor pista. Os valores são R$ 120 (meia-entrada social) e R$ 240 (inteira). Para garantir o valor da meia-entrada, é necessário fazer a doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento.

Para comprar, basta acessar o site, criar um cadastro e escolher o setor desejado.

Guarujá declara surto de virose gastrointestinal

A cidade de Guarujá, localizada no litoral paulista, declarou surto de virose gastrointestinal devido ao aumento significativo de casos de gastroenterite registrados nos últimos dias, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Embora Praia Grande também tenha apresentado crescimento no número de casos de doenças diarreicas, ainda não há confirmação de surto no município.

De acordo com Alessandra Lucchesi, diretora da Divisão de Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar da Secretaria de Saúde, o número de atendimentos em Guarujá já é suficiente para classificar a situação como surto. No entanto, ela ressaltou que ainda faltam algumas informações para confirmar a abrangência do surto, como se ele afeta toda a cidade ou apenas determinadas áreas.

Além de Guarujá, a secretaria também acompanha de perto os casos em Praia Grande, onde o número de ocorrências aumentou. A investigação sobre a possibilidade de surto nesse município ainda está em andamento, e as autoridades locais estão avaliando a situação.

Atualmente, não é possível comparar o aumento de casos com o ano passado, pois o fechamento dos dados sobre doenças diarreicas segue uma semana epidemiológica.

As investigações sobre a origem dos casos incluem um inquérito epidemiológico para identificar possíveis alimentos ou locais em comum consumidos pelas vítimas. Além disso, a qualidade da água está sendo verificada, tanto a do mar quanto a água potável, com amostras coletadas para análise.

As amostras de água e de fezes dos pacientes estão sendo enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise de vírus, bactérias e parasitas. A expectativa é que os resultados sobre possíveis bactérias demorem cerca de dez dias, enquanto os de vírus ou parasitas podem ser obtidos mais rapidamente.

Mercado financeiro estima inflação de 4,99% em 2025

O mercado financeiro mantém as expectativas de alta tanto para a inflação como para a cotação do dólar em 2025. No caso da inflação, essa expectativa de alta se mantém há 12 semanas, culminando, agora, com uma projeção de que, ao final do ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do país – esteja em 4,99%.

A estimativa para 2025 é mais pessimista que as previsões oficiais. O governo federal estima um IPCA de 3,1% este ano, segundo a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 aprovada no Congresso Nacional.

Como ainda não foi divulgado o índice oficial da inflação de 2024, o mercado continua a fazer projeções para o ano encerrado. Neste caso, a expectativa para o índice inflacionário caminhou em sentido oposto, reduzindo dos 4,90% projetados há uma semana para 4,89%, segundo o boletim divulgado hoje. O teto para a meta inflacionária estipulada para 2024 é 4,50%.

Selic

Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 12,25% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A alta recente do dólar e as incertezas em torno da inflação e da economia global fizeram o BC aumentar o ritmo de alta dos juros na última reunião do ano, dia 11 de dezembro.

A expectativa, portanto, é que a Selic apresente alta já no início de 2025. Diante desse cenário, o mercado financeiro aumentou a projeção dessa taxa básica para o fim deste ano, passando dos 14,75% projetados há uma semana, para os 15% projetados neste boletim mais recente. Há quatro semanas, esta projeção estava em 13,50%.

Para os anos subsequentes, o mercado trabalha com uma projeção de 12% em 2026; e de 10% em 2027.

Dólar e PIB

O mercado projeta que, ao final de 2025, o dólar esteja sendo comercializado a R$ 6, mantendo a tendência de alta que vem sendo observada há 10 semanas. Na semana passada, a cotação esperada para o final deste ano era de R$ 5,96; e há quatro semanas era de que a cotação da moeda norte-americana fecharia o ano em R$ 5,77.

Para 2026 e 2027, as expectativas se mantêm estáveis, em R$ 5,90 e R$ 5,80, respectivamente.

Já as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB – a soma dos bens e serviços produzidos no país) de 2025 aumentaram de 2,01% para 2,02%. Há quatro semanas, o mercado projetava crescimento de 2% para o PIB de 2025. Para os PIBs de 2026 e 2027, o mercado projeta crescimentos de 1% e 2%, respectivamente.

Por Agência Brasil