Copom surpreende mercado e reduz juros básicos da economia nesta quarta feira

A forte queda da inflação fez o Banco Central (BC) cortar os juros pela primeira vez em três anos. Por 5 votos a 4, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 13,25% ao ano. A decisão surpreendeu o mercado financeiro, que esperava um corte de 0,25 ponto.

A última vez em que o BC tinha reduzido a Selic foi em agosto de 2020, quando a taxa caiu de 2,25% para 2% ao ano. Depois disso, o Copom elevou a Selic por 12 vezes consecutivas, num ciclo que começou em meio à alta dos preços de alimentos, de energia e de combustíveis, e, a partir de agosto do ano passado, manteve a taxa em 13,75% ao ano por sete vezes seguidas.

Antes do início do ciclo de alta, a Selic tinha sido reduzida para 2% ao ano, no nível mais baixo da série histórica iniciada em 1986. Por causa da contração econômica gerada pela pandemia de covid-19, o Banco Central tinha derrubado a taxa para estimular a produção e o consumo. A taxa ficou no menor patamar da história de agosto de 2020 a março de 2021.

Inflação

A Selic é o principal instrumento do Banco Central para manter sob controle a inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Em junho, o indicador ficou negativo em 0,08% e acumula 3,16% em 12 meses . Nos últimos dois meses, a inflação vem caindo por causa dos alimentos e dos combustíveis.

O índice fechou o ano passado acima do teto da meta de inflação. Para 2023, o Conselho Monetário Nacional (CMN) fixou meta de inflação de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual. O IPCA, portanto, não podia superar 4,75% nem ficar abaixo de 1,75% neste ano.

No Relatório de Inflação divulgado no fim de junho pelo Banco Central, a autoridade monetária estimava que o IPCA fecharia 2023 em 5% no cenário base. A projeção, no entanto, pode ser revista para baixo na nova versão do relatório, que será divulgada no fim de setembro.

As previsões do mercado estão mais otimistas que as oficiais. De acordo com o boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras divulgada pelo BC, a inflação oficial deverá fechar o ano em 4,84%. Há um mês, as estimativas do mercado estavam em 4,98%.

Crédito mais caro

A redução da taxa Selic ajuda a estimular a economia. Isso porque juros mais baixos barateiam o crédito e incentivam a produção e o consumo. Por outro lado, taxas mais baixas dificultam o controle da inflação. No último Relatório de Inflação, o Banco Central projetava crescimento de 2% para a economia em 2023.

O mercado projeta crescimento maior, principalmente após a divulgação de que o Produto Interno Bruto (PIB, soma das riquezas produzidas) cresceu 1,9% no primeiro trimestre . Segundo a última edição do boletim Focus, os analistas econômicos preveem expansão de 2,24% do PIB em 2023.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve de referência para as demais taxas de juros da economia. Ao reajustá-la para cima, o Banco Central segura o excesso de demanda que pressiona os preços, porque juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Ao reduzir os juros básicos, o Copom barateia o crédito e incentiva a produção e o consumo, mas enfraquece o controle da inflação. Para cortar a Selic, a autoridade monetária precisa estar segura de que os preços estão sob controle e não correm risco de subir.

Foto Marcelo Casal Jr/EBC

Por Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil – Brasília

Ribeirão Preto sedia Circuito Internacional de Fotografia

Ribeirão Preto está no centro das atenções da arte fotográfica a partir do dia 10 de agosto, com a realização do 1º Brazilian International Photography Circuit. Pela primeira vez, o Brasil recebe um circuito internacional de fotografia, mobilizando a categoria em vários cantos do planeta.

Organizado por cinco fotoclubes nacionais, entre eles o Amigos da Fotografia (GAF) de Ribeirão Preto, conta com o apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS-RP) “José da Silva Bueno” (rua Cerqueira César, nº 371, centro) – equipamento da Secretaria da Cultura e Turismo e do jornal Tribuna, além de integrar a programação da 22ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto.

O 1º Brazilian International Photography Circuit é reconhecido pela Federation Internationale de L’art Photographique (FIAP, França), International Association of Art Photographers (IAAP, Macedônia do Norte) e Confederação Brasileira de Fotografia (Confoto, Brasil).

São 180 imagens vindas de 59 países. No MIS, o circuito expõe as fotografias que ficaram entre os três primeiros lugares e exibidas em suas cidades: Amparo; São Paulo; São José do Rio Preto; Brasília; e Ribeirão Preto, além de 36 fotografias em papel 30×45, de três categorias: Preto e Branco; Colorida; e Crativa. Também serão expostas as medalhas de ouro, prata e bronze de FIAP, IAAP, Confoto e do Fotoclube Amigos da Fotografia.

As menções honrosas serão apresentadas em um aparelho de TV, com um total de 120 imagens. O 1º Brazilian International Photography Circuit também é gerenciado pelo Foto Cine Clube Bandeirante (São Paulo, capital), Candango Fotoclube (Brasília) e por mais dois fotoclubes do interior paulista, o Cine Foto Clube de Amparo e o Fotoclube Rio Preto e Branco, de São José do Rio Preto.

Duas imagens de associados ao Grupo Amigos da Fotografia, ambas da categoria Criativa, foram escolhidas para participar do circuito: “Peru”, de Luiz Caju, está na lista da FIAP Blue Ribbon; e “Escadas”, de César Trimer, foi selecionada pelo IAAP Ribbon. Os dois são de São Carlos. Na categoria Colorida, mais dois do GAF: Firmino Piton com a foto “Jardineiro” e Karoline Saadi com “Que bom que você chegou”.  

Chancelada pelas principais federações do mundo fotográfico, a primeira edição do evento irá distribuir 695 prêmios, entre medalhas de ouro, prata e bronze, diplomas de menções honrosas, certificados e catálogo digital aos participantes inscritos.

Entre as categorias do concurso estão: livre Colorido; livre Monocromático; e Imagem Criativa (cor ou PB). Além de sua amplitude mundial e expressiva premiação, as fotografias selecionadas farão parte de um rodízio de exposições entre as cidades dos fotoclubes organizadores.

O concurso contou com quinze jurados de peso de países como Argentina, Brasil, Indonésia, Irã, Macedônia do Norte, Rússia, Sérvia e Suécia.

Serviço

1º Brazilian International Photography Circuit

Data: Entre os dias 10 e 30 de agosto

Entrada: Gratuita

Horário: Das 9h às 17h (entre os dias 12 e 20, o MIS ficará aberto até às 20h)

Local: Museu da Imagem e do Som (MIS-RP) “José da Silva Bueno”

Endereço: Rua Cerqueira César, nº 371, centro

Ribeirão Preto mantém saldo positivo na abertura de MEIs

O mês de julho foi de saldo positivo na abertura de MEIs em Ribeirão Preto, com 768 novos microempreendedores, totalizando 74.710 registros, de acordo com levantamento da Secretaria de Inovação e Desenvolvimento, divulgado nesta quarta-feira, 2 de agosto. Os dados apontam crescimento de 1,03% em relação ao mês de junho e ficou acima das médias estadual e nacional.

Em relação ao perfil dos novos microempreendedores, a análise aponta que 41,14% são jovens entre 21 e 30 anos, seguidos por 23,83% de adultos com 31 e 40 anos. Quanto ao sexo, 60% são de homens e 40% de mulheres.

O levantamento aponta também que Ribeirão Preto é a cidade que mais abriu novos MEIs dentre os 13 municípios brasileiros entre 500 mil e 700 mil habitantes.

As atividades econômicas que mais se destacaram em julho foram a de Promoção de Vendas, com 55 MEIs abertas, seguido de Preparação de Documentos e Serviços Especializados de Apoio Administrativo, com 51 MEIs e Transporte Rodoviário de Carga, com 42 registros.

Dr. Fausi fala sobre investidores e planejamento

Em entrevista ao programa Arena WSports, transmitido de segunda a sexta às 11:00, nos canais oficiais no Facebook e Youtube, o novo presidente do Comercial, Dr. Fausi deu mais detalhes sobre novos investidores e o planejamento da Série A2. 

“Na verdade eu estou fazendo algumas reuniões procurando e buscando esses grupos de investidores, temos algumas empresas e investidores apalavrados comigo mas nada ainda 100% garantido”, afirmou o novo presidente. 

Fausi afirma que acredita que conseguirão investidores, mas infelizmente não do jeito que gostariam e desejam. 

“Acredito que vamos conseguir sim, não do jeito que gostaríamos e precisamos, mas alguma coisa mais consistente para a gente fazer um belo campeonato na Série A2. Eu não quero brigar para não cair e nem pra ficar, eu quero subir”, comentou. 

O novo presidente também falou sobre o planejamento da Série A2.

“Nós já estamos prevendo após a eleição de reunir toda a nova diretoria, a palavra é renovação sem se afastar dos demais que estavam até hoje e fazer planejamentos contínuos até termos todas as ferramentas e todas as condições de fazer um belo campeonato na Série A2”, contou.

Dr. Fausi Henrique será o novo presidente do Comercial, substituindo Ademir Chiari, que está no comando do Leão do Norte desde 2017. Fausi é o atual vice-presidente da gestão e deve ocupar o cargo mais alto por três anos. 

A chapa apresentada por ele à presidência foi a única registrada no Conselho Deliberativo segundo a Assessoria de Imprensa do Comercial.

A aclamação da presidência acontecerá neste sábado (5), no Estádio Palma Travassos. 

  • Presidente: Fausi Henrique Pintão
  • 1º Vice-presidente: Adriano Soares Mendes
  • 2º Vice-presidente: Pedro Antônio Palocci
  • 3º Vice-presidente: Dorival Luiz Balbino de Souza
  • 4º Vice-presidente: Maurício Romano
  • 5º Vice-presidente: Wiliam de Oliveira

Confira a Entrevista completa aqui:

Ribeirão está ganhando um novo veículo de comunicação. Um portal de notícias diferente e com novidades.

Ribeirão ganha um novo veículo de comunicação. Já está no ar o portal de notícias WMAIS. Aliando informação de credibilidade, independência jornalística e respeito a diversidade, o novo portal traz um conteúdo regional e nacional de grande interesse da população como: esporte, economia, educação, cultura, lazer, saúde, turismo, com destaque para o agronegócio. O nome W Mais foi escolhido em julho de 2022 quando este projeto jornalístico começou a ser planejado.

Outro destaque do portal WMAIS está no fato de que, pela primeira vez, um portal de notícias de Ribeirão levará ao seu leitor, informações do mercado financeiro e do agronegócio. Índices do dólar comercial, Ibovespa, Euro, Nasdaq, Dow Jones e Bitcoin e os indicadores do agronegócio como café, milho, soja, açúcar, algodão, arroz, boi e bezerro, são atualizados em tempo real na home do portal.

“Hoje em dia, o interesse em investimento e economia não é apenas de um segmento social. A cultura de cuidar bem do dinheiro está bastante difundida no Brasil, inclusive com vários cursos de como fazer investimentos. Sobre os indicadores do agro, entendemos que a capital brasileira do agronegócio precisava ter um portal com os números deste mercado que não para de crescer”. Afirmou Wilson Rocha.

Para quem não sai de casa sem saber o horóscopo e a meteorologia, o portal WMAIS traz as previsões diárias dos signos e do clima/temperatura.

A editoria de esporte foi incrementada. Os torcedores podem acompanhar a classificação dos campeonatos e os próximos jogos da dupla Come-Fogo, e outras informações relevantes do mundo do futebol.

Além do portal, novas mídias, conteúdos e formatos fazem parte da fusão entre as empresas WSports e Live Actions. “O grupo WMais é formado por profissionais multidisciplinares que se completam com suas expertises e abrem um leque de oportunidades para conectar clientes a seus públicos através da informação, paixões e experiências. Tudo isso em multiplataformas”, diz Elisa Akikusa.

Elisa Akikusa, proprietária da Live Actions assumiu o marketing e gestão de planejamento da WSports e, ao lado de Wilson Rocha e equipe, foram pioneiros em transformar a paixão do torcedor em negócio. A emoção da narração do rádio, junto com a cobertura jornalística da TV, tecnologia de ponta e a interação com os fãs do futebol, levou a WSports ao primeiro lugar de audiência nas plataformas de streaming na macroregião de Ribeirão Preto, e a terceira no segmento esportivo no interior do estado, com mais 4 milhões de visualizações na internet em 3 anos.

Em julho de 2022 iniciou-se o planejamento de expansão dos negócios na comunicação. Mais investimentos em tecnologia, novos estúdios, contratações e parcerias, abrem o leque de oportunidades para diversos públicos e segmentos econômicos.

 “Com equipe formado por publicitários, jornalistas, profissionais de audiovisual e mídias sociais, podemos criar, produzir, promover conteúdos e divulgar qualquer formato de comunicação. Podemos fazer transmissões ao vivo, podcasts, eventos corporativos e esportivos, documentários, projetos digitais e muito mais”, explica Wilson Rocha.  

A WSports, empresa do segmento esportivo, pertence ao jornalista e empresário Wilson Rocha. Premiado com mais de 20 prêmios na região e capital nas categorias repórter, narrador esportivo, apresentador, diretor de esportes  e melhores programas, com uma carreira de sucesso em rádio e TV, Rochinha como é conhecido tem em seu currículo Copa do Mundo de 2014 no Brasil, na Rússia em 2018, Olimpíadas de Rio de Janeiro 2016, além de ter em seu currículo 13 finais de Libertadores da América dentro e fora do Brasil, Copa Davis, Sul-americanos de Vôlei, Basquete e Eliminatórias de Copa do Mundo. Levou várias rádios para o primeiro lugar de audiência no esporte.

No último 03 de julho, Arthur Eugênio, presidente da Associação Brasileira de Cronistas Esportivos afirmou que Rochinha está entre os três maiores narradores esportivos do estado de São Paulo. A Abrace é a mais importante associação da imprensa esportiva brasileira. Wilson Rocha também foi sócio proprietário do canal de televisão Canal 20  Ribeirão.

A Live Actions tem como diretora Elisa Akikusa. Há pouco tempo em Ribeirão Preto, Elisa traz para a empresa, a experiência em diversas áreas que atuou em departamentos de Marketing de rádio e TV em São Paulo como: Pesquisa de mídia, Planejamento comercial, Eventos e Merchandising.

Como cases de sucesso em sua carreira destacam-se: Liderança de audiência da WSports e da Band FM São Paulo; Posicionamento de marca como o da Record News – informação para você crescer e Rede Família – porque família é tudo de bom; Implantação e gerenciamento comercial do programa CQC no Brasil na Band; Aumento de faturamento com a gerência de produtos dos programas de entretenimento da Band TV como Gilberto Barros e Raul Gil. Ações em feiras e eventos levando os programas da TV para perto do consumidor, clientes e mercado publicitário.

Por uma decisão editorial, o portal não terá notícias de crimes, homicídios, latrocínios, ou qualquer outro tipo de violência. Nosso objetivo é apresentar um novo conceito de informação aos leitores de Ribeirão e região.

Todo este projeto foi criado e executado por profissionais de alta competência com o objetivo único de agradar e fidelizar leitores. Ribeirão Preto agora é mais. Ribeirão agora é W Mais.  

Estado de São Paulo tem mais de 13,8 mil vagas de emprego abertas

O Estado de São Paulo tem, nesta quarta (2), mais de 13,8 mil vagas disponíveis de emprego pelos Postos de Atendimento ao Trabalhador (os PATs), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

São mais de 6400 na Grande São Paulo, 6900 no interior e 412 no litoral do estado.

Além da região metropolitana de SP, destacam-se as regiões administrativas de Campinas, com mais de 2300 e a de Sorocaba, com 1100. Elas são seguidas por Araçatuba, com 780, e Vale do Paraíba, com 507.

Esses são os destaques, mas há vagas em todas as regiões administrativas do estado pra 480 profissões. As ocupações com o maior número de postos abertos são alimentador de linha de produção, vigilante, auxiliar de logística, faxineiro e atendente de lanchonete.

A quantidade de postos de emprego abertos é atualizada diariamente pela Secretaria do Desenvolvimento Econômico.

Além das vagas, os PATs também oferecem atendimento e serviços gratuitos para trabalhadores, como a habilitação ao Seguro-Desemprego e a emissão da Carteira de Trabalho.

Veja o número de vagas por região:

  • Grande São Paulo: 6482
  • Campinas: 2385
  • Sorocaba: 1170
  • Araçatuba: 789
  • Vale do Paraíba: 507
  • Araraquara: 455
  • Ribeirão Preto: 391
  • Franca: 334
  • Marília: 327
  • Litoral: 248
  • São José do Rio Preto: 198
  • Bauru: 187
  • Barretos: 168
  • Botucatu: 164
  • Presidente Prudente: 20
  • Vale do Ribeira: 1

Como procurar:

O atendimento presencial pode ser agendado pelo site http://pat.agendasp.sp.gov.br/eagenda.web/PAT; ou comparecendo diretamente no Posto mais próximo com RG, CPF e Carteira de Trabalho. Confira todas as unidades dos PATs no Estado.

Pela internet, as vagas estão disponíveis no site: www.gov.br/trabalho ou baixe o aplicativo SINE Fácil (Android e iOS).

Para mais informações, procure um Posto de Atendimento ao Trabalhador mais próximo de você ou a prefeitura do seu município.

Do Portal do Governo

Programa de Volta para Casa completa 20 anos com mais de 8 mil pessoas atendidas

om o objetivo de auxiliar na reabilitação psicossocial de pessoas com transtornos mentais e histórico de internações de longa permanência, o Programa de Volta para Casa foi instituído em 31 de julho de 2003, na primeira gestão do presidente Lula. Ao longo dos últimos 20 anos, mais de 8 mil pessoas foram atendidas. Neste ano, como parte das ações para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde ampliou em R$ 200 milhões o orçamento da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). 

A iniciativa tem o objetivo de aumentar a assistência na rede de saúde mental no SUS em todo Brasil. A consolidação da política de saúde mental, focada em assegurar dignidade, cuidado integral, humanizado e em liberdade, além de reinserção psicossocial e garantia dos direitos humanos, está entre as ações prioritárias do governo federal. No período de um ano, até julho de 2024, haverá incremento de R$ 414 milhões que serão repassados para estados, municípios e Distrito Federal. Com esses novos valores, o aumento do orçamento da rede chega a 27%. A pasta vai continuar expandindo a oferta de serviços de saúde mental e também o número de novos beneficiários do Programa de Volta para Casa. 

A política de saúde mental tem lugar de destaque, sobretudo em razão das evidências de que pandemia de Covid-19 agravou indicadores de sofrimento mental, sendo essa uma das importantes consequências pós-pandêmicas. Ainda assim, para a ministra Nísia Trindade, a pauta não está referida apenas ao efeito da pandemia. “Ela também tem muito a ver com a solidão na qual as pessoas vivem, com o individualismo crescente, que muitas vezes se manifesta na dificuldade de interação social. Desde 2016 não havia nenhum reforço de custeio, então dedicamos aumento imediato de recursos para a rede”, explicou. 

Para potencializar a reinserção social de pessoas que passaram dois anos ou mais internados ininterruptamente em hospitais psiquiátricos ou de custódia, o Programa de Volta para Casa dispõe de auxílio-reabilitação psicossocial, com valor atual de R$ 500. A estratégia visa favorecer a ampliação da rede de relações destas pessoas e o seu bem-estar, além de estimular o exercício pleno dos seus direitos civis, políticos e de cidadania, fora da unidade hospitalar. 

Em seu discurso de posse, a ministra Nísia assumiu a responsabilidade de alinhar projetos como esse à reforma psiquiátrica brasileira e às produções coletivas da luta antimanicomial, garantindo políticas de cuidado integral e humanizado pelo SUS. Nesse contexto, o fortalecimento do programa é uma das prioridades do Departamento de Saúde Mental do Ministério da Saúde. A pasta tem se esforçado para que mais pessoas tenham acesso ao benefício. O Programa de Volta para Casa atende, atualmente, 4 mil pessoas em todo o país. Uma vez acessado, o benefício será para toda a vida. Todos os meses ocorre inclusão de novos beneficiários. 

Ao longo de duas décadas, o programa se tornou um agente transformador, trabalhando em conjunto com os serviços da RAPS, que oferecem suporte e acompanhamento em saúde mental em serviços comunitários que substituem gradualmente o antigo modelo hospitalar. Grande parte dos beneficiários do Programa de Volta para Casa também são moradores de uma das 870 Residências Terapêuticas existentes no País — um serviço oferecido pelo SUS. 

A lista dos estabelecimentos que oferecem cuidado em saúde mental no Brasil pode ser conferida no mapa interativo elaborado pelo Ministério da Saúde. A ferramenta pode ser consultada aqui

Departamento de Saúde Mental 

Diante da importância do cuidado em saúde mental para todos os brasileiros, o Ministério da Saúde criou o Departamento de Saúde Mental. Em caráter imediato, a pasta retomou a habilitação de novos serviços, bem como iniciou a recomposição do custeio dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e dos Serviços Residenciais Terapêuticos (SRT). 

O Brasil tem hoje uma das maiores redes de saúde mental do mundo, internacionalmente reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Estudos acadêmicos reiteram que a ampliação da oferta de serviços comunitários em saúde mental diminui a demanda por hospitalização, assegurando mais qualidade de vida para a população. 

CAPS e SRT 

Os Centros de Atenção Psicossocial (Caps) são serviços de saúde de caráter aberto e comunitário voltados aos atendimentos de pessoas com sofrimento psíquico ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool, drogas e outras substâncias, que se encontram em situações de crise ou em processos de reabilitação psicossocial. 

Nos estabelecimentos atuam equipes multiprofissionais, que empregam diferentes intervenções e estratégias de acolhimento, como psicoterapia, seguimento clínico em psiquiatria, terapia ocupacional, reabilitação neuropsicológica, oficinas terapêuticas, medicação assistida, atendimentos familiares e domiciliares, entre outros. 

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves. 

Ministério da Saúde

Seleção Feminina empata com Jamaica e está fora da Copa do Mundo

A Seleção Brasileira está eliminada na fase de grupos da Copa do Mundo Feminina de 2023. A Seleção empatou a partida com a Jamaica por 0x0 na manhã desta quarta-feira (2) no Estádio de Melbourne.

Com o empate, o Brasil terminou em terceiro colocado do Grupo F com quatro pontos e se despede da chance de conquistar um título inédito na história do futebol feminino. 

No primeiro tempo o Brasil teve mais posse de bola, mas não conseguiu chegar com perigo ao gol da Jamaica. Aos 23 minutos, Ary Borges recebeu um cruzamento mas cabeceou para fora, e já no finalzinho da primeira etapa Tamires tentou, mas a bola parou na goleira jamaicana.

Na volta do intervalo, a Jamaica passou a apertar mais o Brasil, que errava muitos passes no meio-campo. A Seleção conseguiu melhorar no final do jogo, quando Pia fez algumas substituições. 

Aos 41, Debinha recebeu com liberdade e bateu cruzado, mas a goleira Spencer fez a defesa. No apagar das luzes, ela tentou mais uma vez de cabeça, mas o duelo terminou em 0x0.

Calendário nacional do MTur destaca eventos pelo país em agosto

O ano está voando e o mês de agosto chegou repleto de eventos espalhados de norte a sul do país. Mais de 80 celebrações já estão cadastradas no Calendário Nacional de Eventos do Ministério do Turismo, ferramenta colaborativa feita por meio do envio das agendas de eventos de municípios e estados. São festas culturais, esportivas, de música ou gastronomia! Opções não faltam para o turista explorar e desfrutar cada cantinho do Brasil.

GASTRONOMIA – Hummm… sentindo um cheiro de comida boa no ar. É que a partir da próxima quinta-feira (03.08), Ubatuba (SP) recebe o 14º Festival Gastronômico Sabor Caiçara. O evento reúne diversas ações de gastronomia e entretenimento, como aulas-show, palestras, cursos, música, entre outros, e continua com o Concurso de Receitas nos restaurantes participantes, terminando com um coquetel de premiação dos pratos vencedores e destaques do evento.

Em Aquidauana (MS), os visitantes poderão conferir a Festa da Sopa Paraguaia. A programação do evento é composta por apresentações de grupos artísticos, músicas típicas, baile e praça de alimentação com comidas típicas da culinária paraguaia como vori-vori, chipa, chipa gazu, locro, puchero, sopa paraguaia e o tradicional arroz carreteiro e espetinho com mandioca. Deu água na boca, não?

RELIGIOSOS – O calendário do Ministério do Turismo (MTur) também reserva espaço especial para eventos religiosos. De 16 a 19 de agosto, Caldas Novas (GO) se prepara para receber o Fórum Nacional de Turismo Religioso. O encontro buscará alertar sobre a necessidade do cuidado e acolhida ao turista religioso, respeitando as suas especificidades. O evento discute dicas e sugestões para orientar desde a preparação da infraestrutura até a formação das pessoas que trabalharão no festejo, ofertando a mão de obra qualificada aos visitantes.

No Norte do Brasil, o município de Ananindeua (PA) prepara-se para sediar a 80° edição do Círio de Nossa Senhora das Graças. No Amazonas, a cidade de Nhamundá realiza a Festividade de Nossa Senhora de Assunção. A festa é uma das mais aguardadas e conta com programações religiosas e culturais diárias. Por lá, também ocorre o círio fluvial, além dos leilões e venda de comidas típicas durante todas as noites.

CULTURAL – As festas que valorizam a cultura do Brasil também marcam presença no Calendário. O Festival Folclórico de Humaitá (MA), que acontece entre os dias 11 e 13 de agosto, é um exemplo de festejo que atrai milhares de amantes da cultura amazonense. O festival conta com apresentações de quadrilhas e disputa dos bois bumbás Flor da Mangaba, Fogo Azul e Marupiara.

A música e a poesia serão o mote do Festival Nacional de Poesia e Música de Ibotirama, na Bahia, durante os dias 11 e 13 de agosto. Margeada pelo rio São Francisco, a cidade possui um dos mais antigos festivais de música e poesia do Brasil. As etapas nacionais são realizadas em três dias, em um palco montado em praça pública às margens do Velho Chico, o que garante um clima incrível. As três noites de festa conta com as apresentações dos artistas que concorrem ao troféu Carranca, além de belíssimos show de artistas convidados de renome nacional.

ESPORTIVO – Os esportes também estão na lista dos eventos em agosto. Em Formoso do Araguaia (TO), o Campeonato de Pesca Esportiva acontece nos dias 18 e 19 de agosto e irá estimular a prática da atividade, que já é bem popular no município e região, contribuindo para a preservação da riquíssima fauna.

Os motociclistas nacionais e internacionais se encontram entre os dias 24 e 27 de agosto, em Armação de Búzios (RJ). E em Caucaia (CE), o esporte será a rema e a vela, durante o Molokabra Downwind. Além dos esportes, por ser realizado ao longo de uma semana, o evento tem forte viés voltado para o turismo de experiência no qual os competidores vivenciam as características do mar da Praia do Cumbuco com os seus fortes ventos e também se valoriza as tradições locais como a pesca tradicional das jangadas.

CLIQUE AQUI e veja todas as opções.

Por Victor Maciel

Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

Marcelo Chamusca fala sobre empate e aponta lado positivo

O técnico Marcelo Chamusca em entrevista coletiva após o empate com o Sampaio Corrêa por 0x0 no Castelão de São Luís falou sobre o resultado do jogo e apontou um positivo da partida. 

“Eu achei justo o resultado, foi um jogo de poucas oportunidades criadas, tanto da parte do Sampaio como nossa também. Eles tiveram muito mais posse que a gente, mas uma posse enganosa porque era uma posse na defesa, muitos jogadores na construção, poucos jogadores na última linha e no segundo tempo eles mudaram ali mas não criaram”, afirmou o técnico. 

Chamusca falou também sobre as chances que o Pantera teve de abrir o placar. 

“Nosso goleiro trabalhou muito pouco e realmente a gente não conseguiu marcar, a gente até teve duas chances bem interessantes, na realidade até tivemos mais, mas foi um jogo onde a gente teve o predomínio mais de organização defensiva, se preocupou em marcar mais o adversário a fim de fechar os espaços e tentar fazer um jogo mais reativo, o que acabou não acontecendo”, contou o técnico. 

Para finalizar, o técnico falou também sobre a dificuldade de jogar contra o Sampaio, mas apontou um ponto positivo da partida. 

“Mas é sempre muito difícil jogar aqui contra o Sampaio, é um gramado que segura muito a bola e desgasta muito os jogadores. Mas a gente conseguiu manter uma boa compactação, tentamos fazer as trocas para colocar jogadores com o tanque cheio,  mas infelizmente não conseguimos marcar. A gente leva também como positivo mais um jogo que a gente joga sem sofrer gols”, finalizou.

Com o resultado, o Tricolor continua na nona colocação agora com 31 pontos, quatro a menos do que o Vila Nova, que está na quarta colocação. Os dois clubes já disputaram 20 jogos na competição.

Agora, o Pantera enfrenta o CRB, no sábado (5), às 17:00, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, pela 22ª rodada da competição.