Prefeitura inicia construção do novo Bom Prato Centro

Na manhã desta sexta-feira, 1 de março, a Prefeitura de Ribeirão Preto marcou o começo das obras para a construção do novo Bom Prato Centro. O prefeito Duarte Nogueira assinou a Ordem de Serviço, dando início para a realização do projeto que visa atender às necessidades alimentares e de assistência básica da população em situação de vulnerabilidade. “Construiremos um Bom Prato aqui no centro da cidade, nos moldes arquitetônicos do Bom Prato do HC para atender a população com todo conforto e qualidade”, disse Nogueira.

A nova unidade do Bom Prato ocupará uma área de 1.868,14 metros quadrados, localizada estrategicamente na rua Lafaiete, entre a CODERP e o Terminal de ônibus. A proximidade com os terminais de ônibus urbanos facilitará o acesso dos cidadãos que dependem desse serviço.

A licitação para a construção do novo espaço teve um valor máximo estipulado em R$ 5.615.177,81. No entanto houve uma economia de 16,5% aos cofres públicos. A ASF Engenharia e Negócios Ltda. EPP foi a empresa vencedora do certame.

“O novo Bom Prato não será apenas um local para alimentação, mas também um espaço de acolhimento e suporte. Além das refeições diárias, o prédio oferecerá serviços de higiene, como banho, corte de cabelo, barbearia e doação de roupas, visando atender às necessidades básicas daqueles que frequentarão o local”, completou.

Atualmente, Ribeirão Preto conta com duas unidades do Restaurante Popular Bom Prato. A primeira, em operação há mais de 18 anos, fica na rua Saldanha Marinho, 765, servindo 300 cafés da manhã, 1750 almoços e 300 jantares diariamente. Já o Bom Prato HC oferece 300 cafés da manhã e 1400 almoços todos os dias.

Com a construção do novo Bom Prato Centro, espera-se não apenas suprir as necessidades alimentares básicas da população mais vulnerável, mas também proporcionar um espaço de dignidade e inclusão para aqueles que mais necessitam.

Transferências via DOC e TEC foram encerradas nesta quinta-feira, 29, no Brasil

A era do Documento de Ordem de Crédito, conhecido como DOC, chegou ao fim no Brasil nesta última quinta-feira, 29, marcando o encerramento oficial de uma forma tradicional de transferência de dinheiro. O método, outrora popular para transações de diferentes montantes, agora é descontinuado devido à redução significativa na sua demanda.

Os bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) já haviam cessado a oferta do DOC desde janeiro deste ano, com a data de 29 de fevereiro de 2024 estabelecida como prazo final para o processamento de DOCs agendados anteriormente.

Juntamente com o DOC, a Transferência Especial de Crédito (TEC) também deixa de ser operada a partir dessa mesma data, uma modalidade de pagamento utilizada exclusivamente por empresas para o repasse de benefícios aos colaboradores.

O DOC, criado em 1985 pelo Banco Central do Brasil, tinha um limite máximo de transação de R$ 4.999,99 e representava apenas uma fração ínfima das transações financeiras do país, correspondendo a apenas 0,05% do total no primeiro semestre de 2023.

O fim das operações via DOC é diretamente atribuído à ascensão meteórica do Pix, um serviço de transferência digital e instantânea que se tornou a preferência nacional. Com sua flexibilidade, velocidade e disponibilidade, o Pix rapidamente ganhou popularidade, superando até mesmo métodos de pagamento anteriormente populares, como boletos bancários e cartões de crédito e débito. Em contraste, a Transferência Eletrônica Direta (TED) continua em funcionamento, pelo menos por enquanto, sendo usada principalmente para transações de grandes quantias de dinheiro.

FGTS Digital é lançado oficialmente nesta sexta, 1

Uma nova era no recolhimento do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) foi inaugurada nesta sexta-feira, 1, com o lançamento da versão digital do serviço. Após seis meses de testes, a plataforma estável entra em operação, substituindo o antigo sistema Conectividade Social da Caixa Econômica Federal.

O FGTS Digital, fundamentado no sistema e-Social, reúne dados do Pix Caixa, Gov.br e outras plataformas governamentais, oferecendo aos empregadores uma solução abrangente para gerir o fundo de garantia de seus funcionários. Uma das grandes inovações é a possibilidade de utilizar o Pix para efetuar o recolhimento do FGTS.

Através do aplicativo, os empregadores podem gerar guias, monitorar os pagamentos mensais do FGTS, solicitar rescisões e calcular multas rescisórias com facilidade. Uma funcionalidade especialmente útil é a vinculação do fundo de garantia ao CPF do empregado, eliminando problemas relacionados a múltiplos números do PIS, o que reduzirá significativamente as inconsistências.

A estreia oficial do FGTS Digital foi registrada hoje, 1, no Diário Oficial da União, onde o documento enfatiza o objetivo principal da ferramenta: “melhorar a comunicação entre trabalhadores e empregadores, além de aprimorar a arrecadação, fiscalização, apuração, lançamento e cobrança dos recursos do FGTS”.

Para mais informações sobre o FGTS Digital, os interessados podem acessar o site oficial da plataforma.

Raio x: Confira como está o histórico do confronto entre Botafogo e Guarani

O Botafogo joga contra o Guarani, no estádio Santa Cruz, nesta sexta-feira, 1. Esse confronto histórico já soma 102 jogos totais, com 32 vitórias do Botafogo, 35 do Guarani e 35 empates. A última derrota para o Guarani aconteceu em 2021, em um jogo válido pelo campeonato paulista, no qual o Pantera perdeu de 1 a 0. Desde então, foram quatro jogos e quatro vitórias do Botafogo, tanto na série B quanto no Paulistão.

O Pantera está com 11 pontos e em último lugar do grupo D, atrás de São Paulo, Novorizontino e São Bernardo, respectivamente. O mais provável é que o time não se classifique para a próxima fase do Paulistão, porém não possui chances de rebaixamento. Já o Guarani, que está com apenas seis pontos, vai em busca de uma vitória para evitar o descenso para a A2.

Dorival Júnior convoca seleção brasileira para amistosos internacionais

O técnico Dorival Júnior oficializou sua primeira convocação à frente da seleção brasileira, anunciando uma lista de 26 jogadores para os amistosos contra Inglaterra e Espanha, que marcam o início dos compromissos do Brasil em 2024. Entre as novidades estão Savinho (Girona), Andreas Pereira (Fulham), João Gomes (Wolverhampton), Pablo Maia (São Paulo), Wendell (Porto), Murilo (Palmeiras) e Beraldo (São Paulo), além do experiente goleiro Rafael (São Paulo), que, aos 34 anos, recebe sua primeira oportunidade na seleção. O nome de Richarlison, apesar de uma lesão recente, foi mantido na lista após alinhamento com o departamento médico do Tottenham.

A convocação é resultado de um intenso período de observação de Dorival na Europa, onde passou duas semanas visitando clubes, jogadores e acompanhando partidas em Espanha, Inglaterra e França. Foram oito jogos observados e visitas a oito centros de treinamento, resultando em uma lista cuidadosamente elaborada após análises detalhadas dos atletas em questão. Este anúncio representa o início de uma nova era para a seleção brasileira sob o comando de Dorival Júnior, que busca reunir um grupo competitivo e promissor para os desafios que virão.

Confira a lista de convocados:

  • Goleiros: Bento (Athletico-PR), Ederson (Manchester City) e Rafael (São Paulo)*;
  • Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Ayrton Lucas (Flamengo) e Wendell (Porto);
  • Zagueiros: Beraldo (PSG)*, Gabriel Magalhães (Arsenal), Marquinhos (PSG) e Murilo (Palmeiras)*;
  • Meio-campistas: André (Fluminense), Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Casemiro (Manchester United), Douglas Luiz (Aston Villa), João Gomes (Wolverhampton), Lucas Paquetá (West Ham) e Pablo Maia (São Paulo)*;
  • Atacantes: Endrick (Palmeiras), Gabriel Martinelli (Arsenal), Raphinha (Barcelona), Richarlison (Tottenham), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona)* e Vini Jr (Real Madrid).

* Jogadores com asteriscos foram convocados pela primeira vez para seleção brasileira principal.

Câmara aprova Plano Municipal de Educação de Ribeirão Preto

Aprovado por maioria na sessão ordinária desta quinta-feira, 29, o Plano Municipal de Educação de Ribeirão Preto entra em vigor após uma longa jornada de elaboração iniciada nos anos de 2007 e 2008. Com apenas três votos contrários, dos vereadores Coletivo Popular Judeti Zilli, Ramon Faustino e Duda Hidalgo, a decisão foi marcada por discursos que refletiam visões ideológicas divergentes, afastando-se do cerne das metas propostas.

O Plano, que estabelece 20 metas para a política educacional da cidade ao longo de pelo menos uma década, inclui medidas como a oferta de educação em tempo integral em no mínimo 50% das escolas públicas, visando atender pelo menos 25% dos alunos da educação básica. As discussões em torno do projeto revelaram uma batalha entre diferentes perspectivas políticas. Para conferir todas as metas propostas, acesse o link.

Stock Car 2024 começa neste sábado, 2

A Stock Car volta oficialmente neste fim de semana, dias 2 e 3 de março, com a aguardada etapa de Goiânia, denominada GP Wilson Fittipaldi Jr, em homenagem ao lendário ex-piloto da Fórmula 1 e da categoria brasileira, que nos deixou na última sexta-feira, 23.

A temporada de 2024 promete ser eletrizante, com o atual bicampeão Gabriel Casagrande defendendo o título e mirando o tricampeonato, enquanto enfrenta novos desafios, estreantes de destaque e um formato de fim de semana renovado, que promete aumentar a adrenalina nas pistas.

Novidades não faltam no formato das corridas. A partir deste sábado, 2, os fãs poderão desfrutar de um novo esquema: as corridas de domingo serão espaçadas ao longo do fim de semana. A primeira largada acontecerá no sábado, com a corrida sprint, que terá duração de 30 minutos. Já no domingo, a prova principal terá um acréscimo no tempo de disputa, passando para 50 minutos, com ao menos um pit stop obrigatório para troca de pneus; na corrida dominical, serão duas paradas obrigatórias.

As mudanças também se estendem à classificação, mantendo o formato de três segmentos, porém com alterações. No Q1, dois grupos de 16 carros disputarão 20 vagas para a próxima etapa, enquanto os 20 carros remanescentes buscarão as oito posições do Q3, definindo assim o pole position.

Além das alterações nas corridas, a temporada 2024 também marca o adeus ao modelo Stock Car JL-G09B, presente desde 2020. O carro, que aproximou a categoria das linhas do mercado automobilístico, será substituído em 2025 por SUVs, com quatro montadoras e oito modelos cada, formando um grid de 32 pilotos.

Com um calendário de 24 corridas distribuídas em 12 etapas até dezembro, a Stock Car 2024 trará ainda mais novidades, incluindo uma corrida inédita em Belo Horizonte, nas proximidades do estádio Mineirão. A preparação para este evento gerou controvérsias devido ao corte de árvores, resultando em manifestações ambientais. Em resposta, a prefeitura anunciou o plantio “compensatório” de 688 árvores, enquanto a organização da Stock Car garante a manutenção das mudas durante os cinco anos de contrato, que prevê uma corrida anual em Minas Gerais até 2028.

Nova área residencial é aprovada pela Prefeitura de Ribeirão Preto

A Prefeitura de Ribeirão Preto deu o aval para a construção de um novo bairro na região do Ribeirão Verde, situado na zona Leste da cidade. O loteamento, intitulado Jardim Morada do Verde, teve sua aprovação oficial publicada na edição de quinta-feira, 29, do Diário Oficial do Município.

O empreendimento, localizado na avenida Doutor Fernando Mendes Garcia, contempla 741 lotes residenciais, com tamanhos variando entre 140 metros e 303,01 metros quadrados, distribuídos em 19 quadras. A estimativa é que o novo bairro abrigue cerca de 3.705 habitantes.

Com uma área total de 332.774,16 metros quadrados, sendo mais de 222.935,14 metros quadrados reservados para espaços públicos, o loteamento contará com uma infraestrutura completa. O prazo estipulado para a conclusão das obras de infraestrutura e paisagismo é de 48 meses, conforme estabelecido no cronograma físico financeiro de execução.

HC de Ribeirão Preto abre vagas pra concurso público

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto está com oportunidades abertas para profissionais da área médica. São 10 vagas disponíveis para o cargo de médico I, abrangendo diversas especialidades. Os salários oferecidos são de R$ 5.694,17, com auxílio alimentação de R$ 360, para uma carga horária de 20 horas semanais.

As inscrições para o concurso devem ser realizadas exclusivamente pela internet até as 14h do dia 11 de março. Para concorrer, é necessário pagar uma taxa de inscrição no valor de R$ 116,69.

Entre as especialidades contempladas no concurso, destacam-se neurologia/neurofisiologia clínica, clínica médica da Unidade de Emergência, ortopedia pediátrica, hematologia e hemoterapia, endocrinologia e metabologia, endocrinologia pediátrica, coloproctologia, ginecologia e obstetrícia, cirurgia plástica e reparadora, e cirurgia pediátrica.

Os interessados podem consultar o edital completo e obter mais informações diretamente no site do Hospital das Clínicas. A oportunidade representa uma chance valiosa para profissionais da medicina ingressarem em uma instituição renomada e contribuírem para o atendimento de qualidade à população.

Policial aposentado e radialista, Francisco Oswaldo Passarelli, morre aos 72 anos

Ribeirão Preto perdeu uma figura marcante nesta quinta-feira, 29, com o falecimento do policial militar aposentado e radialista Francisco Oswaldo Passarelli, aos 72 anos. Passarelli, conhecido por sua atuação tanto nas forças policiais quanto no rádio, veio a óbito em sua residência na Vila Virgínia, zona Oeste da cidade.

De acordo com relatos de seu sobrinho Carlos Augusto, Passarelli estava se recuperando de um AVC em casa, mas infelizmente sofreu uma parada cardiorrespiratória no final da tarde de ontem, não resistindo apesar dos esforços para salvá-lo. O ex-policial, que encerrou sua carreira como cabo PM e já estava aposentado há cerca de 15 anos, era conhecido por suas participações no rádio, onde informava sobre o trânsito nas rodovias da região.

“Meu tio sempre terminava sua participação no rádio assim: ‘Motoristas de mentalidade estreita necessitam de estradas largas'”, recordou o sobrinho, citando uma das frases marcantes de Passarelli, que se referia às estradas como “artérias negras viárias brasileiras”. Viúvo e sem filhos, os detalhes sobre o velório e o sepultamento serão definidos pela família.