Anvisa libera novo medicamento semelhante ao Ozempic para diabetes tipo 2; valor pode chegar a 30% mais barato

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta terça-feira (26) o registro do medicamento Ozivy, primeira caneta de semaglutida sintética análoga a um produto biológico autorizada para comercialização no Brasil. O novo medicamento utiliza o mesmo princípio ativo presente no Ozempic, cuja patente expirou em março deste ano.

O pedido de registro foi apresentado pela farmacêutica EMS em 2023 e passou por análise técnica da Anvisa, que avaliou critérios de eficácia, segurança e qualidade antes da aprovação para venda no país.

Segundo a agência reguladora, o Ozivy foi aprovado para o tratamento de adultos com diabetes tipo 2, atuando como complemento à dieta alimentar e à prática de exercícios físicos. O medicamento será comercializado em formato de solução injetável de aplicação semanal, por meio de caneta preenchida.

Sobre valores, o medicamento deve chegar ao mercado custando 30% menos que o Ozempic.

A Anvisa informou ainda que o novo produto possui uma diferença importante em relação ao medicamento de referência: a forma de armazenamento. O Ozivy deverá permanecer refrigerado antes e também após o início do tratamento, enquanto o produto original possui orientações diferentes de conservação após aberto.

Apesar de utilizar o mesmo princípio ativo do Ozempic, o Ozivy não é considerado um medicamento genérico. Isso porque a legislação brasileira não prevê genéricos para produtos biológicos. O composto foi classificado pela Anvisa como um medicamento novo, desenvolvido como análogo sintético de produto biológico.

Após a aprovação do registro sanitário, o próximo passo para a comercialização será a definição do preço máximo pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed). A data de lançamento no mercado ficará a critério da empresa responsável pelo produto.

Para eventual distribuição pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o medicamento ainda precisará passar por avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec) e obter aprovação do Ministério da Saúde. Nem todos os medicamentos registrados pela Anvisa chegam a ser incorporados à rede pública.

Mulheres de 45 a 64 anos lideram mercado de cannabis medicinal no país

As mulheres mais velhas e economicamente ativas são hoje as principais consumidoras de cannabis medicinal importada no Brasil. É o que revela um levantamento inédito divulgado pela empresa Blis Data em homenagem ao Mês das Mães. O estudo analisou o perfil de brasileiras com filhos que utilizam medicamentos à base de cannabis sob prescrição médica.

De acordo com a pesquisa, mulheres entre 55 e 64 anos representam a maior parcela das pacientes, somando 28,2% do total. Em seguida aparecem aquelas com idade entre 45 e 54 anos, responsáveis por 27,2% dos casos. Juntas, essas duas faixas etárias concentram mais da metade das consumidoras de cannabis medicinal no país.

O levantamento também mostra que a maior parte das pacientes possui rotina ativa. Cerca de 79,9% das mulheres entrevistadas trabalham, enquanto 75,1% afirmaram praticar atividades físicas regularmente. Regionalmente, o Sudeste lidera o número de pacientes, concentrando 61,6% dos casos, seguido pela região Sul, com 19,7%. As demais regiões brasileiras também aparecem na pesquisa.

A análise foi realizada com base em uma amostragem de 7.092 mulheres com filhos, selecionadas dentro de um banco de dados de aproximadamente 70 mil pacientes em tratamento com cannabis medicinal na América Latina.

Entre os principais motivos para o uso dos medicamentos estão distúrbios do sono, responsáveis por 28,9% dos tratamentos, e dores crônicas, que representam 16,3%. Questões relacionadas à saúde mental também aparecem em destaque, com transtorno de ansiedade correspondendo a 14,9% dos casos e depressão a 9,2%.

Outras condições relatadas pelas pacientes incluem fibromialgia, estresse pós-traumático e Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Segundo o estudo, sete em cada dez mães utilizam a cannabis medicinal em conjunto com medicamentos convencionais. Além disso, metade das entrevistadas afirmou nunca ter feito uso da substância antes de iniciar o tratamento médico prescrito.

Maio Vermelho: Prefeitura intensifica exames para diagnóstico precoce do câncer bucal

A Prefeitura de Ribeirão Preto, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realiza entre os dias 25 e 29 de maio uma ação especial da campanha Maio Vermelho, voltada à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer bucal. Durante a semana, as unidades de saúde com atendimento odontológico irão intensificar a realização de exames para identificar possíveis sinais da doença.

Para participar, não é necessário agendamento prévio. O morador deve procurar uma unidade de saúde que ofereça atendimento odontológico. A avaliação é rápida, simples e indolor, feita por meio da observação e palpação das estruturas da boca e do pescoço, com o objetivo de detectar alterações suspeitas.

Entre os principais sinais de alerta estão feridas na boca que não cicatrizam por mais de 15 dias, manchas, nódulos no pescoço, rouquidão persistente e dificuldade para mastigar, engolir ou falar. Caso o profissional identifique alguma alteração, o paciente será encaminhado para exames complementares e, se necessário, confirmação diagnóstica por meio de biópsia.

Segundo a gerente de Odontologia, Vanessa Borin, a identificação precoce da doença é decisiva para aumentar as chances de cura e reduzir complicações no tratamento. “A detecção precoce do câncer bucal é essencial, pois aumenta significativamente as chances de cura e reduz as complicações do tratamento. O exame é rápido, simples e indolor”, destaca.

Além dos exames, as unidades de saúde também irão promover orientações sobre os fatores de risco associados ao câncer bucal. O tabagismo e o consumo excessivo de álcool, principalmente quando combinados, estão relacionados a cerca de 90% dos casos. Outros fatores de risco incluem exposição solar sem proteção, infecção por HPV e uso de cigarros eletrônicos.

O câncer bucal está entre as neoplasias mais comuns no Brasil, com maior incidência entre homens. Embora possa ser diagnosticado ainda em fase inicial, muitos casos acabam sendo descobertos tardiamente, o que torna o tratamento mais complexo e reduz as chances de recuperação.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, em 2025 foram realizados cerca de 6 mil exames. Para este ano, a meta é alcançar pelo menos 7.100 avaliações, ampliando o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce, especialmente entre os grupos considerados mais vulneráveis.

Anvisa proíbe suplementos e anti-hipertensivo da marca Now Foods. Veja quais são os produtos

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou nesta segunda-feira (25) a apreensão de 23 medicamentos e suplementos alimentares da marca Now Foods que estavam sendo comercializados no Brasil de forma irregular. Além da apreensão dos produtos, a agência proibiu a importação, fabricação, distribuição, comercialização, divulgação e utilização dos itens em todo o território nacional.

Segundo a Anvisa, os produtos eram comercializados pela empresa Uptown Comércio e Serviços Ltda., principalmente por meio da internet, sem possuírem o registro, a notificação ou o cadastro sanitário exigidos pela legislação brasileira. A ausência dessa regularização impede a comprovação oficial sobre requisitos relacionados à segurança, qualidade, eficácia e controle dos produtos oferecidos aos consumidores.

A decisão foi publicada por meio da Resolução (RE) nº 2.110/2026 no Diário Oficial da União. Conforme a agência reguladora, qualquer produto classificado como medicamento ou suplemento sujeito ao controle sanitário precisa cumprir normas específicas antes de ser disponibilizado no mercado brasileiro. A fiscalização busca impedir a venda de itens que possam representar riscos à saúde da população, especialmente quando comercializados sem avaliação técnica adequada.

A Anvisa reforçou ainda o alerta para que consumidores tenham atenção ao adquirir medicamentos e suplementos pela internet, verificando a procedência do produto e sua situação junto aos órgãos reguladores. A compra de itens sem autorização sanitária pode expor usuários a riscos como composição desconhecida, informações incorretas sobre benefícios, dosagens inadequadas e possíveis efeitos adversos.

Confira a lista dos produtos da Now Foods proibidos: 

Casca de Canela 
Hawthorn Extract 
Beta-Sitosterol Plant 
Mood Support 
Multivitamínico Mulheres 
Saw Palmetto 
Ácido Gaba  
Suplemento Alpha GPC 
Dopa Mucuna  
Berberina Support Glicose 
Pycnogenol  
Brain Elevate 
Testo Jack 
Flor de Maracujá 
Extrato de Epimedium 
Silica Complex 
Prostate Health 
Alho Concentrado 
Aloe Vera 100mg 
DGL 400mg Now Food com Aloe Vera 
Cholesterol Pro 

Raiz de Valeriana 500mg 

Você tem muita dor de cabeça ? Médicos fazem alerta se isto for recorrente

Você tem muita dor de cabeça, também conhecidas como cefaleia ? Especialistas fazem um alerta para um problema que afeta milhões de pessoas e pode ir muito além de uma simples dor de cabeça. Considerada uma das condições neurológicas mais incapacitantes do mundo, a cefaleia pode comprometer diretamente a qualidade de vida, produtividade, estudos e atividades diárias. Médicos recomendam atenção especial para quem apresenta três ou mais episódios de dor por mês durante pelo menos três meses consecutivos, indicando a necessidade de avaliação especializada.

Embora muitas vezes esteja relacionada a fatores comuns, como estresse, desidratação, noites mal dormidas ou má alimentação, a dor de cabeça também pode estar associada a doenças mais sérias, incluindo enxaqueca crônica, sinusite e até alterações neurológicas importantes. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que os transtornos relacionados à cefaleia estão entre as condições neurológicas mais frequentes do planeta, atingindo cerca de 40% da população mundial, o equivalente a aproximadamente 3,1 bilhões de pessoas.

Entre os tipos mais incapacitantes está a enxaqueca, considerada atualmente a segunda principal causa de incapacidade no mundo. No Brasil, mais de 30 milhões de pessoas convivem com o problema, sendo as mulheres as mais afetadas devido a fatores hormonais. Segundo especialistas, a enxaqueca crônica pode ser caracterizada por crises em 15 dias ou mais por mês, frequentemente acompanhadas por náuseas, sensibilidade à luz, sons intensos e outros sintomas que impactam a rotina do paciente.

Médicos reforçam que alguns sinais não devem ser ignorados, como dores muito intensas e repentinas, mudança no padrão habitual, alterações visuais, dificuldade na fala, perda de força, confusão mental ou episódios de desequilíbrio. Além disso, especialistas alertam para os riscos da automedicação, prática comum entre pessoas que sofrem com dores frequentes. O uso excessivo de analgésicos pode agravar a intensidade e aumentar a frequência das crises. A recomendação é buscar diagnóstico precoce e tratamento individualizado, que pode envolver acompanhamento multidisciplinar com neurologistas, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e outros profissionais.

Semana dos Profissionais da Saúde destaca atuação coletiva na Unimed Ribeirão Preto

A Unimed Ribeirão Preto realizou, entre os dias 12 e 20 de maio, a 2ª edição da Semana dos Profissionais da Saúde, ação interna que mobilizou colaboradores de todas as unidades da cooperativa. A iniciativa reuniu atividades presenciais e digitais voltadas ao reconhecimento de profissionais das áreas assistencial, administrativa e equipes de apoio. Ao longo do período, foram promovidas ações interativas, distribuição de pipoca e algodão doce, além de registros fotográficos, incentivando momentos de integração entre as equipes.

Desde o ano passado, a proposta amplia o conceito tradicional da Semana da Enfermagem, celebrada nacionalmente entre os dias 12 e 20 de maio, passando a contemplar profissionais de diferentes áreas que participam da jornada de cuidado dentro da cooperativa, incluindo equipes assistenciais, administrativas, operacionais e de apoio.

Segundo a gerente de Pessoas da Unimed Ribeirão Preto, Cecília Neves, o novo formato buscou reconhecer a participação coletiva na operação da cooperativa. “Esta celebração estendida teve como objetivo homenagear nossa força motriz, não apenas os profissionais assistenciais, mas todos que, juntos, compõem a Unimed e contribuem para seus resultados. Nosso propósito foi fazer com que cada um se sentisse especial e reconhecido como um profissional fundamental para a cooperativa”.

Além das ações presenciais, a campanha também utilizou as plataformas internas de comunicação e gestão para estimular a participação dos colaboradores. Os profissionais puderam compartilhar fotos utilizando placas comemorativas itinerantes e participar de um jogo de caça-palavras, concorrendo a brindes diversos.


Cuidado multidisciplinar

Para Cecília, a ampliação da homenagem acompanha a transformação do próprio sistema de saúde. “Hoje, o cuidado é necessariamente multidisciplinar, envolvendo profissionais assistenciais e não assistenciais ao longo de toda a jornada do paciente. Por isso, faz sentido ampliar essa celebração para reconhecer todos que participam dessa construção diariamente”, destaca.

Atualmente, a Unimed Ribeirão Preto atende 15 municípios, com mais de mil médicos cooperados, cerca de 2.500 colaboradores diretos e mais de 700 prestadores indiretos. Apenas em 2025, foram realizadas aproximadamente 2 milhões de consultas, 5,2 milhões de exames, mais de 34 mil internações e 2.500 partos. Hoje, são cerca de 173 mil pessoas cuidadas diariamente, com mais de 4 mil atendimentos por dia.


A iniciativa evidencia que o cuidado em saúde é resultado da atuação conjunta de diferentes profissionais, que contribuem diariamente para o atendimento e a experiência dos clientes da cooperativa.

Sobre a Unimed Ribeirão Preto

Referência em saúde para Ribeirão Preto e região, a Unimed Ribeirão Preto oferece aos seus clientes serviços de qualidade de vida, com ética e uma visão humanizada. Fundada em 1971, a cooperativa  possui serviços próprios para atendimento e também em intercâmbio com as outras Unimeds: Hospital Unimed, Hospital São Paulo, Unimed 24 Horas, Laboratório, Centro de Diagnóstico por Imagem, Farmácia, Núcleo de Atenção à Saúde (NAS), Espaço Viver Bem, Departamento de Saúde Ocupacional (DSO) e Centro de Reabilitação Adulto e Infantil, além de ampla estrutura de hospitais credenciados, pronto atendimentos, unidades laboratoriais,  ambulâncias e o Centro de Atenção à Saúde (CAS), em Sertãozinho e Santa Rosa de Viterbo, garantindo qualidade na assistência médica, hospitalar e de diagnósticos.

SUS passa a adotar novo exame para ampliar rastreamento do câncer colorretal no Brasil

O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (21) a incorporação do Teste Imunoquímico Fecal (FIT) como novo exame de referência para rastreamento do câncer colorretal no Sistema Único de Saúde (SUS). A nova estratégia será destinada a homens e mulheres assintomáticos entre 50 e 75 anos e pode ampliar o acesso à prevenção e ao diagnóstico precoce para mais de 40 milhões de brasileiros. Segundo a pasta, o exame possui sensibilidade entre 85% e 92% para identificar alterações que podem indicar a presença da doença.

O câncer colorretal é atualmente o segundo tipo mais frequente no Brasil, excluindo os tumores de pele não melanoma. Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) estimam cerca de 53,8 mil novos casos anuais no país entre 2026 e 2028. Especialistas alertam que a maioria dos pacientes ainda descobre a doença em estágios avançados, fator que contribui diretamente para o aumento da mortalidade. Um estudo recente aponta que as mortes por esse tipo de câncer podem quase triplicar até 2030 caso o diagnóstico precoce não seja ampliado.

O FIT é um exame de fezes capaz de detectar sangue oculto invisível a olho nu, podendo indicar pólipos, lesões pré-cancerígenas ou câncer intestinal. O teste pode ser realizado em casa, sem necessidade de preparo intestinal ou dietas restritivas, utilizando apenas uma amostra, o que aumenta a adesão da população. Em casos positivos, o paciente será encaminhado para exames complementares, como a colonoscopia, considerada o padrão-ouro para avaliação do intestino e prevenção da evolução da doença.

Remédio para colesterol é proibido pela Anvisa; veja se você tem em sua casa

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária suspendeu nesta segunda-feira (18) a comercialização, distribuição e uso de medicamentos após identificar problemas em lotes específicos de produtos fabricados pelos laboratórios Hypofarma e Cimed.

Entre os produtos afetados está o medicamento Fosfato Dissódico de Dexametasona 4 mg/ml solução injetável, da Hypofarma, utilizado como corticoide anti-inflamatório. Segundo a empresa, o recolhimento voluntário do lote 25091566 foi realizado após a identificação de escurecimento da solução quando o produto é diluído em associação com determinados medicamentos.

Já a Cimed informou o recolhimento voluntário do lote 2424299 dos medicamentos Atorvastatina cálcica 40 mg e Rosuvastatina 20 mg, indicados para controle do colesterol. De acordo com a fabricante, houve suspeita de mistura de embalagens, com cartuchos de Rosuvastatina encontrados em lote identificado como Atorvastatina. Diante da ocorrência, a Anvisa determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição e uso dos produtos pertencentes ao lote citado.

Além das medidas envolvendo medicamentos industrializados, a agência sanitária também anunciou a apreensão e a proibição da fabricação, comercialização, distribuição, importação, propaganda e uso de diversos medicamentos e fitoterápicos sem registro, notificação ou cadastro sanitário regular no país.

  • Composto Cura Tudo
  • Composto Anti-álcool
  • Garrafada Cura Tudo
  • Ki Sinusite/Rinite
  • Composto Saúde do Homem
  • Composto Tira Fumo
  • Composto para Diabetes
  • Composto Taradão
  • Composto para Psoríase
  • Garrafada do Seu Geraldo 

A medida também vale para todos os lotes dos fitoterápicos da marca Status Verde:

  • Composto Anti-Diabetes
  • Valeriana Composta
  • Erva Baleeria
  • 7 Magnésios 

Maio Roxo. Diarreia persistente e dor abdominal podem indicar doenças inflamatórias intestinais, alertam especialistas

A campanha Maio Roxo chama atenção em todo o país para a conscientização sobre as doenças inflamatórias intestinais (DIIs), como a doença de Crohn e a retocolite ulcerativa. A mobilização, promovida pela Sociedade Brasileira de Coloproctologia e outras instituições de saúde, busca ampliar o conhecimento da população sobre os sintomas, fatores de risco e tratamentos disponíveis. No Brasil, estima-se que cerca de 0,1% da população conviva com algum tipo de inflamação intestinal crônica, condição que pode comprometer significativamente a qualidade de vida quando não diagnosticada precocemente.

Segundo especialistas, os sintomas mais comuns das doenças inflamatórias intestinais incluem diarreia persistente, dores abdominais, perda de peso, anemia, sangramentos intestinais e fadiga constante. A médica Mariane Savio, integrante da Sociedade Brasileira de Coloproctologia, destaca que muitos pacientes acabam ignorando os sinais iniciais, o que pode atrasar o início do tratamento. A orientação é procurar rapidamente um gastroenterologista ou coloproctologista diante de sintomas intestinais recorrentes, especialmente quando persistem por mais de quatro semanas.

O diagnóstico das DIIs geralmente envolve exames como colonoscopia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia, fundamentais para identificar o grau e a localização da inflamação intestinal. Enquanto a retocolite ulcerativa afeta principalmente o reto e o cólon, a doença de Crohn pode atingir qualquer parte do trato gastrointestinal, da boca ao ânus, provocando complicações como fissuras, fístulas e inflamações profundas na parede intestinal. Especialistas alertam que a demora no acesso a exames e consultas ainda é um dos principais obstáculos para o diagnóstico precoce no Brasil.

O tratamento das doenças inflamatórias intestinais é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), incluindo medicamentos específicos e acompanhamento especializado. Em casos mais graves, pacientes podem necessitar do uso de bolsa de colostomia. Além disso, fatores como estresse, tabagismo e consumo excessivo de alimentos ultraprocessados estão entre os possíveis agravantes estudados pela medicina. A campanha Maio Roxo também reforça a importância da prevenção, da alimentação equilibrada e do acompanhamento médico para reduzir complicações e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Unimed Ribeirão Preto consolida 55 anos de atuação na região

 A Unimed Ribeirão Preto completou 55 anos de atuação, no dia 30 de abril, com uma trajetória construída em paralelo ao desenvolvimento da cidade. Fundada em 1971, a cooperativa nasceu a partir da iniciativa de médicos que buscavam um novo modelo para o exercício da profissão, baseado na cooperação, na autonomia e no cuidado com as pessoas.

A trajetória da instituição é marcada pela participação de médicos, colaboradores, clientes e parceiros, que sustentam uma história baseada na confiança e construída ao longo de gerações. “A Unimed tem raízes profundas em Ribeirão Preto. Nascemos aqui, crescemos junto com a cidade e fazemos parte da sua história e do seu cotidiano. Em um cenário de constantes transformações, o que nos move é a capacidade de permanecer relevantes, fortalecendo vínculos e renovando, todos os dias, a confiança de quem nos escolhe”, afirma Nelson Hisamo Sato Júnior, diretor-presidente.

Ao longo dos anos, a cooperativa estruturou um modelo baseado em governança médica, rede própria e proximidade com a comunidade. Em 1996, com a implantação do Unimed 24 Horas, iniciou a verticalização do atendimento. Em 2016, com a inauguração do Hospital Unimed Ribeirão Preto, ampliou sua capacidade assistencial e infraestrutura. Já em 2021, ao assumir a gestão do Hospital São Paulo, aumentou sua escala e capacidade de atendimento.

Gestão orientada em busca da qualidade e da experiência

Nos últimos anos, a Unimed estruturou uma gestão voltada à experiência das pessoas e à geração de valor em cada interação. Esse direcionamento se traduz na atualização de processos, na incorporação de tecnologia e no fortalecimento de uma cultura centrada no cliente. A governança, baseada em transparência, integridade e responsabilidade, sustenta esse modelo e garante consistência às decisões, alinhando crescimento institucional, qualidade assistencial e sustentabilidade.

Já a qualidade é reconhecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), por meio da acreditação pela RN 507. Nos hospitais próprios, esse padrão também se evidencia: o Hospital Unimed Ribeirão Preto possui certificação internacional canadense pela Qmentum Diamond (em nível máximo), além dos selos Angels, voltado ao atendimento de AVC, e UTI Top Performer – já o Hospital São Paulo é acreditado pela ONA, também em nível máximo. A cooperativa também alcançou nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), da ANS, por três anos consecutivos. Entre as certificações, estão a RN 452, a RN 277 e a RN 507, todas em nível máximo. Está também entre as maiores operadoras do país no ranking Valor 1000 e possui certificação de clima organizacional pela GPTW há seis anos consecutivos, além do selo ESG Unimed.

Escala, operação e modelo de atuação

A dimensão da operação reflete o alcance da cooperativa. Atualmente, atende 15 municípios, com mais de mil médicos cooperados, cerca de 2.500 colaboradores diretos e mais de 700 prestadores indiretos. Apenas em 2025, foram realizadas aproximadamente 2 milhões de consultas e 5,2 milhões de exames, além de mais de 34 mil internações e 2.500 partos. No mesmo período, as despesas assistenciais pagas somaram R$ 1,2 bilhão. Hoje, são cerca de 173 mil pessoas cuidadas diariamente, com mais de 4 mil atendimentos por dia – o equivalente a um atendimento a cada 20 segundos.

Estratégia com impacto social e valorização das pessoas

A agenda ambiental, social e de governança está integrada à estratégia da cooperativa, com iniciativas voltadas à gestão de resíduos, uso consciente de recursos e ações com impacto direto na comunidade. “Nada disso teria sido possível sem os nossos maiores ativos: os médicos cooperados e os colaboradores. Na Unimed Ribeirão Preto, os médicos, que são também sócios da cooperativa, assumem papel ativo nas decisões e elevam o padrão assistencial. São eles que diferenciam a cooperativa no mercado e sustentam a excelência do atendimento. Ao lado deles, mais de 2.500 colaboradores atuam com dedicação, competência e compromisso. A instituição investe continuamente em qualificação e na capacitação, fortalecendo uma cultura de desenvolvimento permanente e valorização das pessoas”, destaca Julio Cesar Paim, diretor-geral.