Buscando otimizar o sistema de saneamento básico em Ribeirão Preto, a Saerp seguiu investindo em melhorias, tanto nos setores de água quanto de esgoto, ao longo de 2023.
Somente nos investimentos de obras de ampliação e otimização dos sistemas de abastecimento e esgotamento sanitário, com implantações de novas redes e substituições de tubulações, as equipes da Secretaria instalaram quase 8 quilômetros de redes novas.
Mais de 5 quilômetros foram somente no sistema de água, com obras em toda a cidade, como na região Norte, em que foram implantados mais de 2 quilômetros de redes novas, melhorando a distribuição de água para os bairros Ipiranga, Jardim Heitor Rigon, Jardim Presidente Dutra, Campos Elíseos, Jardim Aeroporto, Jardim Porto Seguro e outros próximos.
Também foram substituídos quase mil metros de tubulações na região Central, otimizando a entrega de água para os moradores, comerciantes e empresários, tanto a parte alta quanto a baixa, e bairros adjacentes.
Outras obras para melhorar o sistema de abastecimento também foram executadas nas regiões sul, oeste e leste, como no bairro Parque São Sebastião, onde foi concluída a setorização do abastecimento, otimizando a entrega de água à população.
Ainda, foram realizadas manutenções eletromecânicas nas áreas de abastecimento, aumentando a produção de água, em diversos poços, e outros serviços de caráter técnico, como reparos em vazamentos de água e manutenções no sistema de esgotamento sanitário, obras e zeladorias nas áreas de saneamento básico, dentre outras, que garantiram a efetividade de todas as melhorias promovidas.
Novos investimentos
Além das implantações de novas redes de água e de esgoto, a Saerp também vem investindo em outras melhorias para o saneamento básico de Ribeirão.
Em 2023, foram colocados em operações dois novos poços, um na região Norte e outro na região Leste, os quais estão assegurando maior produção e vazão de água para a população.
Também, estão sendo executadas as perfurações de dois poços, um no Lagoinha, que irá auxiliar no abastecimento dos bairros Lagoinha, Jardim Castelo Branco, Jardim Paulista, Jardim Paulistano e Parque dos Bandeirantes, e outro no Jardim Paiva, que irá melhorar a distribuição de água nos bairros Jardim Paiva, Jardim Paulo Gomes Romeo, Jardim Seme Cury, Jardim Arlindo Laguna e outros próximos.
E para garantir a efetividade da setorização do abastecimento, a Secretaria também vem investindo em novos reservatórios. Ao todo, serão seis, sendo que dois já estão em construção, ambos na região Norte, um na Vila Brasil e o outro no Jardim Orestes Lopes de Camargo.
Em 2023, a Saerp também deu início a projetos que irão assegurar o abastecimento a longo prazo para toda a população de Ribeirão Preto, como o Projeto Básico do Rio Pardo, que a Secretaria está investindo R$ 3 milhões financiados junto à Caixa Econômica Federal, e o Estudo de Resiliência do Aquífero Guarani, com R$ 2 milhões financiados através do FEHIDRO.