Acirp terá Arraiá inédito no seu aniversário de 120 anos

Dentro das comemorações de seu aniversário de 120 anos, a Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (Acirp) fará um arraiá para lá de especial. O evento tem entrada gratuita e será nos dias 5 de julho (sexta), das 17h às 22h, e 6 de julho (sábado), das 15h às 22h, na Carlos Gomes.  
São esperadas cerca de 4 mil pessoas para os dois dias de festa, que terá barracas com comidas típicas comandadas por entidades beneficentes. O local escolhido faz referências às primeiras quermesses da cidade, que aconteciam nessa área, uma vez que o local integrava o paço da primeira Igreja matriz. 
“A estrutura social e urbana de Ribeirão Preto começa nesta região central e foi em torno dela que o município se desenvolveu até os dias de hoje”, conta Carlos Ferreira, gestor de Marketing e Relações Institucionais da Acirp. 
Serão dois dias de festa As barraquinhas de comes e bebes típicos serão todas comandadas por entidades beneficentes da cidade e haverá bingo e atrações musicais. 
“Estes 120 anos de atuação e história são um momento especial para a Acirp e faz todo sentido para a gente celebrar junto uma tradição tão forte na cidade contribuindo para o desenvolvimento do comércio e das nossas entidades assistenciais”, afirma Sandra Brandani, presidente da Acirp.   

Arraiás em números 
O faturamento de empresas que comercializam produtos para quermesses e arraiás chega a subir até 30% nesta época do ano, de acordo com pesquisa do Instituto de Economia Maurílio Biagi da Acirp (IEMB-Acirp). 
O levantamento aponta que a data envolve cerca de 1.239 empresas do município, sendo 982 são do ramo alimentício (supermercados, hipermercados, mercearias e armazéns), 320 do ramo de decorações e artigos de papelaria e 27 ligadas a serviços de venda e locação de roupas, acessórios e fantasias. 
“A procura por itens inicia-se em meados de maio e torna-se mais intensa na segunda quinzena de junho. Nesse período, as festas de época podem gerar um crescimento de até 30% no faturamento dos negócios envolvidos”, afirma Livia Piola, analista do IEMB Acirp. 
A demanda maior é por produtos alimentícios, decoração, vestuário e brinquedos. Os alimentos, contudo, são o grande destaque e seguem embalados pela melhoria dos preços nos supermercados no primeiro trimestre, sendo os itens de maior consumo amendoim, milho, leite, caldos, canjica, pipoca e bebidas em geral.   

Mercado de Trabalho e Turismo Regional 
O aquecimento das vendas neste período está ligado à retomada da economia e deve movimentar o mercado de trabalho na cidade. O IEMB-Acirp indica que a projeção de crescimento para o 2º trimestre de 2024 é de 5,6% em relação ao trimestre anterior. 
“As empresas podem aproveitar as festas juninas para promover seus produtos e serviços, aumentar a visibilidade da marca e fidelizar clientes.  Além disso, a época  gera diversas oportunidades de trabalho temporário em áreas como organização, venda de produtos, alimentação, limpeza e segurança”, diz Piola.  
As festividades e o comércio de produtos para arraiás e quermesses impulsionam ainda o turismo local, atraindo visitantes de diversas regiões e gerando renda para hotéis, restaurantes, comércio e meios de transporte.  

 Emicida e Pitty encerram a 21ª edição do João Rock; festival foi marcado por encontros da música nacional

Com o tema “viva o clássico, descubra o novo”, o João Rock garantiu uma noite épica às mais de 70 mil pessoas que compareceram no Parque Permanente de Exposições, em Ribeirão Preto (SP). Nos quatro palcos da festa, o público presenciou mistura de ritmos, as lendas da música nacional e um ainda um encontro surpresa de Samuel Rosa que cantou “Lourinha Bombril” com Herbert Vianna durante o show de Os Paralamas do Sucesso no Palco João Rock.
 

Os amantes da música brasileira se divertiram ao som de Os Paralamas do Sucesso; Marcelo D2, Djonga e Um Punhado de Bamba; Samuel Rosa; CPM 22; Pitty e Emicida; Marina Sena; Armandinho; Detonautas; e Thiago Castanho e Marcão Brito – CBJR 30 anos no Palco João Rock.
 

O Palco Brasil recebeu as lendas 14 Bis, Novos Baianos, Ney Matogrosso e Djavan, ovacionados pelo público ao entoar canções que marcaram gerações.
 

Um elenco 100% feminino e inédito no Palco Aquarela contou com estrelas como Tássia Reis, Negra Li, Maria Gadú, Duda Beat e Marina Lima.
 

Outro destaque foi o Palco Fortalecendo a Cena, com os novos sucessos do trap, rap e hip-hop: School of Rock, Ebony, Ryu-The Runner, Wiu, Teto e Veigh.
 

Grandes encontros
 

Famoso por promover grandes encontros, a edição deste ano teve Pitty e Emicida, com o espetáculo “Travessia”. A apresentação contou com um repertório misto dos dois artistas e novos arranjos – tudo produzido exclusivamente para o festival.
 

O Palco João Rock recebeu, ainda, a Batalha de Rimas e os vencedores do Concurso de Bandas, Kauze e Matuto S.A.
 

A programação do Palco Brasil foi aberta pela banda Freon Rock, campeã do Concurso “É Pra Cantar”.

Clique Para Download
A 21ª edição do Festival João Rock reuniu 70 mil pessoas, que curtiram mais de 30 shows em 4 palcos – Foto: Rafael Cautella
Clique Para Download
Grandes encontros: a edição deste ano teve Emicida e Pitty, com o espetáculo “Travessia” – Foto: Rafael Cautella
Clique Para Download
Djavan foi uma das atrações do Palco Brasil – Foto: Rafael Cautella

PMSP determina que câmeras devem ser acionadas em todas as ocorrências

A Polícia Militar de São Paulo anunciou novas diretrizes para o uso de câmeras corporais, que agora deverão ser ativadas durante todas as ocorrências e abordagens. As mudanças foram divulgadas em uma portaria recente e fazem parte de um edital lançado em maio para a aquisição de novos equipamentos, aumentando o total de câmeras de pouco mais de 10 mil para 12 mil.

Uma das principais alterações no sistema de monitoramento é que as câmeras, antes programadas para gravar continuamente durante toda a jornada de trabalho, agora precisam ser ativadas manualmente pelos policiais ou remotamente pelo comando da PM. Além disso, o período de armazenamento das gravações foi reduzido de três meses para 30 dias. Nos casos em que a gravação é feita em alta qualidade devido a situações de tensão, o prazo de armazenamento pode ser estendido para até um ano.

Especialistas e organizações de direitos humanos criticaram as novas regras, alegando que a descontinuação da gravação contínua pode comprometer a eficácia do programa e desperdiçar recursos públicos. Em nota, entidades como o Instituto Vladimir Herzog, Conectas Direitos Humanos e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública expressaram preocupação com o impacto dessas mudanças na transparência e responsabilidade das ações policiais.

Alinhamento com Diretrizes Federais

A atualização da portaria da PM paulista visa alinhar o uso das câmeras corporais às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública, que em maio publicou novas orientações sobre o uso desses equipamentos. Embora obrigatórias para forças federais, essas diretrizes são opcionais para estados e municípios, mas influenciam o acesso aos fundos Nacional de Segurança Pública e Penitenciário Nacional.

Segundo o governo de São Paulo, as novas regras estão em conformidade com a Portaria nº 648/2024 do Ministério da Justiça e Segurança, além de outras normas vigentes. A portaria estipula que as câmeras devem ser ativadas em diversas situações, incluindo uso seletivo da força, patrulhamento preventivo, atendimento a incidentes de trânsito, e transporte de pessoas sob custódia.

As mudanças visam melhorar a operação das câmeras corporais enquanto mantêm a adesão aos padrões federais necessários para financiamento. O governo paulista destacou que, apesar das críticas, o objetivo é garantir uma melhor gestão dos recursos tecnológicos e aprimorar a atuação policial em conformidade com as novas diretrizes nacionais.

Novo radar Doppler promete rigor na fiscalização de trânsito

Um avanço na fiscalização de trânsito está chegando às estradas brasileiras: o radar Doppler. Com tecnologia de ponta, este dispositivo promete revolucionar a aplicação de multas, especialmente contra motoristas que tentam burlar os sistemas tradicionais. Diferente dos radares convencionais, o radar Doppler utiliza ondas eletromagnéticas contínuas para detectar mudanças na frequência dos veículos, cobrindo até quatro faixas de trânsito e eliminando possíveis “pontos cegos”.

Ao contrário dos radares tradicionais, que dependem de sensores físicos instalados no pavimento, o radar Doppler pode ser instalado sem intervenções invasivas no asfalto, o que facilita a manutenção e minimiza interrupções no tráfego. Além de monitorar a velocidade, este radar avançado é capaz de registrar uma variedade de infrações, incluindo ultrapassagens proibidas, avanço de sinal vermelho, e uso de celular ao volante. Com 731 dispositivos já operando em 24 estados, e sete instalados em São Paulo, o radar Doppler está se expandindo rapidamente. Nomeado em homenagem ao físico austríaco Christian Andreas Doppler, este sistema representa um marco na segurança viária e um alerta para motoristas: a fiscalização está se tornando cada vez mais rigorosa.

Container Park é inaugurado em Ribeirão Preto

Inovação, desenvolvimento e eficiência em um mesmo espaço. Foi inaugurado na manhã desta segunda-feira, dia 10, o Container Park, do Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto, o SUPERA. Foram R$ 11 milhões em investimento para criação deste novo centro empresarial, com 3,6 mil m² de área construída. Além de 10 módulos empresariais (de 150 m² cada), o espaço conta com praça de eventos, rooftop, sala de treinamentos, cafeteria e espaços de descompressão. Trata-se da maior estrutura de contêineres marítimos instalada na América Latina.

Funcionará também no espaço, o novo coworking do SUPERA Parque, em uma parceria com o SENAI, que instalará ali o UPLab SENAI, espaço de aceleração de startups, com capacitações e conexão das startups com a indústria e com os institutos de tecnologia do SENAI. As sete empresas vencedoras da primeira concorrência para ocupação do Container Park foram: Decoy Tecnologia em Controle de Pragas; Biosab Leveduras; Construconnect Tecnologia; Eleve Science Pesquisa e Desenvolvimento; DG Lab Identificação e Qualificação Molecular; Yosen Indústria e Comércio de Produtos para Saúde e Zutti Desenvolvimento Cosmético.

No evento, também foi realizada a cessão de mais dois lotes do SUPERA Parque às empresas de base tecnológica Ecotry Service e Evidence Soluções Farmacêuticas. Já são 7 lotes cedidos a empresas. Todos os lotes da avenida, que dispunham de infraestrutura de água, energia e esgoto, já têm empresas contratadas para operarem ali.

O diretor presidente da FIPASE, gestora do SUPERA Parque, Professor Dr. Sandro Scarpelini, destacou a trajetória da construção do espaço e a importância do espaço que tem na saúde a sua maior vocação. “Esse é um momento marcante já que foram enfrentadas grandes dificuldades na construção, devido ao período de pandemia, que atrasou o desenvolvimento da obra. Mas também um momento para reconhecer que precisamos de investimento e inovação em novas tecnologias na área da saúde trazendo mais chance de fazer a prevenção e salvar vidas com autonomia”, disse Scarpelini.

Thiago Liporaci, secretário Executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, também esteve presente ao evento. “Trata-se de um investimento muito acertado. Uma iniciativa que está trazendo importantes resultados e traciona o desenvolvimento, melhorando a inovação e da cidade”, afirmou.

Tecnologia implantada no projeto

Na sua construção, foram utilizados 42 contêineres de uso marítimo. Estruturas que serviram ao transporte internacional de cargas, viajaram o mundo todo pelos oceanos e hoje estão ancoradas no parque tecnológico de Ribeirão Preto. Os contêineres foram reaproveitados, seguindo princípios de sustentabilidade, de economia circular. As paredes internas contam com isolamento térmico e acústico para conforto dos usuários.

Ampliação

No segundo semestre de 2023, o prefeito, Duarte Nogueira, anunciou o investimento de R$ 10 milhões para a expansão do espaço de tecnologia. “O projeto executivo para execução da obra está pronto, juntamente com o edital e o termo de referência. Com essa ampliação, serão disponibilizados outros 66 lotes para empresas de base tecnológica. O Container Park diversifica as temáticas da tecnologia, permitindo desenvolver novos produtos, trazendo mais empregos, gerando desenvolvimento e renda. Estamos empenhando todos os esforços para fazer nossa cidade mais amigável ao empreendedorismo”, destacou Nogueira, que na solenidade esteve acompanhado pelo Prof. Dr. Carlos Gilberto Carlotti Junior, Reitor da USP.

Economia, geração de emprego, tecnologias

O SUPERA Parque conta com 79 empresas, que geram em torno de 540 empregos diretos, a maior parte deles ocupados por mão de obra qualificada (graduados, mestres e doutores). Somando-se entidade gestora do parque tecnológico e terceirizados (manutenção, limpeza, segurança, zeladoria), são mais de 600 postos de trabalho no total.

O SUPERA Parque conta com 55% das empresas atuando no setor de saúde, incluindo: equipamentos médico-hospitalares e odontológicos, sistemas de informação para gestão hospitalar, desenvolvimento de insumos para a indústria farmacêutica, testes para a indústria de cosméticos, testes genéticos e terapias celulares. 15% das empresas atuam no setor de agro, com tecnologias para a análise genética do solo, controle biológico de pragas, hormônios para reprodução bovina, dentre outros.

HC-RP é o primeiro hospital público da América Latina a usar robô em cirurgia de coluna

O Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto (HC-RP) se destacou ao realizar, na última sexta-feira (7), a primeira cirurgia de coluna com robô em um hospital público na América Latina. O procedimento inovador foi aplicado em um paciente de 66 anos com escoliose degenerativa, marcando um avanço significativo na medicina brasileira. O paciente, que se recupera bem, está previsto para receber alta nesta segunda-feira (10).

Avanços da Cirurgia Robótica

A adoção da robótica em cirurgias de coluna oferece múltiplos benefícios, como maior precisão no posicionamento dos implantes, redução dos riscos cirúrgicos e um procedimento menos invasivo. Segundo o neurocirurgião Vinícius Carneiro, a intervenção, planejada meticulosamente, ocorreu sem complicações. “Foi um trabalho árduo durante a semana. O ato cirúrgico foi sem nenhuma intercorrência, o paciente está bem,” relatou.

Além disso, o uso do robô reduz a perda de sangue durante a operação, diminui a dor pós-operatória e acelera a recuperação do paciente. Conforme explica o ortopedista Helton Delfino, cirurgias complexas que antes duravam até 3 horas podem ser realizadas em cerca de 1h30 com o auxílio da tecnologia robótica. “A introdução dessa tecnologia de ponta no hospital representa um grande avanço, disponibilizando aos pacientes do SUS um tratamento antes restrito a poucos hospitais particulares. Além dos benefícios diretos à população atendida, a iniciativa abre caminho para o desenvolvimento de pesquisas e a capacitação de profissionais no uso dessa moderna ferramenta,” destacou Delfino.

Detalhes do Procedimento

A cirurgia robótica é cuidadosamente planejada com exames de imagem que permitem programar com precisão o posicionamento dos implantes. Durante o procedimento, o cirurgião é guiado pelo robô para garantir a máxima exatidão, com suporte de visualização em tempo real através do sistema de navegação.

Essa conquista do HC-RP não só beneficia diretamente os pacientes do SUS, oferecendo-lhes acesso a tratamentos avançados, mas também representa um marco para a capacitação de profissionais e o desenvolvimento de novas pesquisas em tecnologias cirúrgicas no Brasil.

Comercial trabalha com cautela antes de estreia na Copa Paulista

O técnico Betinho do Comercial enfatiza a necessidade de cautela ao avaliar a condição física dos jogadores às vésperas da estreia na Copa Paulista. Segundo ele, os atletas se encontram em diferentes níveis de preparo, o que exige um equilíbrio cuidadoso na gestão do time para evitar lesões no primeiro confronto contra o Barretos nesta sexta-feira.

“Os atletas chegaram em diferentes condicionamentos, tempo de jogo, última partida. Precisamos ficar atentos para não tirar o pé e, ao mesmo tempo, não perder ninguém por lesão,” destacou Betinho. Ele reconhece que o elenco não estará nas melhores condições físicas para o jogo inicial, mas considera a pausa de 15 dias antes do segundo jogo uma vantagem. “Depois teremos 15 dias para fazer o segundo jogo e já com uma noção do que vamos enfrentar,” observou, referindo-se ao confronto em casa contra a Francana no dia 30 de junho, após a folga na segunda rodada.

A preparação do Comercial incluiu dois jogos-treino, com derrotas para XV de Jaú (2 a 0) e Taquaritinga (3 a 1). O elenco principal, composto por 16 jogadores, não contará com o goleiro Jeferson Reis, que está lesionado. Para a competição, o Leão do Norte deve integrar jogadores da base e aguarda a chegada de novos reforços.

Dívidas de famílias atingem maior nível desde novembro de 2022: 78,8%

O percentual de famílias endividadas no Brasil subiu pelo terceiro mês consecutivo e atingiu 78,8% em maio deste ano. Em abril, a taxa era de 78,5%, enquanto que, em maio de 2023, a proporção de endividados era de 78,3%. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Com o resultado de maio, divulgado hoje (10) no Rio de Janeiro pela CNC, o percentual de famílias com dívidas no país atingiu o maior patamar desde novembro de 2022. A pesquisa considera endividados aqueles que possuem qualquer dívida, ainda que ela não esteja em atraso, como, por exemplo, compras no cartão de crédito ou financiamentos.

Para a CNC, o dado mostra que as famílias continuam aumentando sua demanda por crédito, aproveitando o menor custo com os juros. A meta da taxa básica de juros (Selic) vem caindo a cada reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), desde agosto do ano passado (quando recuou de 13,75% para 13,25%). Atualmente, está em 10,50%.

O percentual de famílias que se consideram muito endividadas chegou a 17,8% em maio último, acima dos 17,2% de abril.

Já as pessoas com dívidas ou contas em atraso são consideradas inadimplentes. O percentual de inadimplência entre as famílias brasileiras ficou em 28,6% em maio deste ano, o mesmo nível de abril, mas abaixo dos 29,1% de maio do ano passado.

Entre o total de famílias, aquelas que não terão condições de pagar suas dívidas, o percentual ficou em 12% em maio, abaixo dos 12,1% do mês anterior, mas acima dos 11,8% de maio de 2023.

Dívidas

Entre os fatores de endividamento das famílias destacam-se o cartão de crédito, (86,9% dos casos),  carnês (16,2%) e crédito pessoal (9,8%). Um dos destaques positivos foi o cheque especial, que estava presente nas dívidas de apenas 3,9% das famílias, o menor percentual desde o início da pesquisa em 2010.

A previsão da CNC é que o percentual de endividados siga crescendo até dezembro, quando deverá atingir a parcela de 80,4%.

*Texto de Agência Brasil

Justiça espanhola condena torcedores por racismo contra Vinícius Júnior

Em uma decisão inédita na história do futebol espanhol, três torcedores do Valencia foram condenados a oito meses de prisão por ataques racistas contra o jogador Vinícius Junior, ocorridos em maio de 2023 no estádio Mestalla. Além da pena de prisão, os indivíduos foram proibidos de frequentar qualquer estádio de futebol por dois anos e receberam multas.

Javier Tebas, presidente da LaLiga, celebrou a decisão judicial, enfatizando seu impacto na luta contra o racismo no futebol. “Esta sentença é uma vitória significativa contra o racismo na Espanha. Ela não apenas repara os danos sofridos por Vinícius Junior, mas também envia uma mensagem clara: aqueles que insultarem em estádios serão identificados, denunciados e enfrentarão consequências criminais”, afirmou Tebas.

Retorno ao Mestalla

Em março deste ano, Vinícius Junior voltou ao estádio Mestalla para enfrentar novamente o Valencia em um confronto com o Real Madrid, que terminou empatado em 2 a 2, com dois gols do brasileiro. Durante a partida, Vinícius foi alvo de provocações por parte da torcida adversária em pelo menos três ocasiões, conforme relatado pela LaLiga.

Logo aos oito minutos, os torcedores entoaram cânticos ofensivos como “Vinícius, que tonto você é” e “Vinícius, que ruim você é”. Mais tarde, a torcida repetiu as ofensas, incluindo cânticos de “Tonto, tonto” e variações dos insultos iniciais aos 23 minutos do primeiro tempo e aos cinco do segundo tempo.

A condenação dos torcedores do Valencia marca um passo importante no combate ao racismo nos estádios, refletindo um compromisso crescente das autoridades esportivas e judiciais em garantir um ambiente mais respeitoso e seguro para todos os jogadores.

Ônibus urbanos passam a contar com novas formas de pagamento em Ribeirão Preto

A prefeitura de Ribeirão Preto por meio da RP Mobi e do consórcio PróUrbano anunciou na manhã desta sexta-feira, 7 de junho, as novas formas de pagamento no sistema de bilhetagem dos ônibus urbanos.

Agora, os passageiros poderão embarcar utilizando cartões de crédito ou débito, aproximando no validador diretamente na catraca do veículo. Além dos cartões com essa tecnologia, celulares smartphones e relógios inteligentes também poderão ser utilizados para pagamento da tarifa.

O anúncio desta nova funcionalidade nos ônibus foi realizado com a presença do prefeito de Ribeirão Preto, Duarte Nogueira, do superintendente da RP Mobi, Marcelo Galli; do presidente do consórcio PróUrbano, Roque Felício; além de integrantes da imprensa e autoridades.

Também no evento, houve a apresentação do novo modelo do Cartão Nosso, destinado ao usuário do transporte coletivo urbano, que passará a ser denominado de Nosso + Mobilidade, que passa a ter uma nova identidade visual.

Nesta renovação da identidade visual buscou-se representar a união da família de cartões em um só através da diversidade de cores e formas, que por sua vez simbolizam os diversos tipos de público (clientes e usuários) do cartão.

“A pessoa que não possui cadastro na rede do transporte público de Ribeirão Preto passa a ter a oportunidade também de utilizar este serviço público. Agora, podendo passar o cartão de crédito ou de débito, por aproximação no equipamento que vai validar o valor da passagem”, destaca o superintendente da RP Mobi, que ainda alertou que os usuários devem ter atenção para não aproximar dois cartões de uma só vez no validador, pois os créditos podem ser consumidos.

Para o prefeito essa nova medida adotada vai facilitar muito para os interessados em utilizar o serviço de transporte público: “Tanto para pessoas não residem na cidade, quantos aos que já moram e não possuem cadastro na rede, agora poderão utilizar os nossos ônibus com mais praticidade. Todas essas facilidades não incluem qualquer aumento na tarifa, para que possamos incentivar o uso do transporte coletivo.”

Como funciona o pagamento por aproximação nos ônibus

Com a modalidade, os passageiros do transporte coletivo de Ribeirão Preto podem passar pela catraca utilizando um cartão de débito ou crédito (tanto físicos, como os digitais, disponíveis nas carteiras digitais nos smartphones) das bandeiras Mastercard, Visa e Elo. Caso o usuário do transporte coletivo tenha dúvidas se o seu cartão é ou não habilitado para o uso via pagamento por aproximação, basta contatar o banco para confirmar a funcionalidade.

** As novas formas de pagamento serão válidas somente nos veículos da nova frota do transporte coletivo urbano.